Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20761
Título: Gênero narrativo, motivação para leitura e escrita
Autor(es): Pilotti, Rosecler Ortiz Arestides
Orientador(es): Ribeiro, Janete Santa Maria
Palavras-chave: Crianças - Escrita
Motivação na educação
Gêneros literários
Children - Writing
Motivation in education
Literary form
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PILOTTI, Rosecler Ortiz Arestides. Gênero narrativo, motivação para leitura e escrita. 2012. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O objetivo deste estudo é investigar a influência do gênero narrativo na motivação do aluno para ler e escrever. Almejou-se neste trabalho refletir sobre as teorias de interação na leitura e escrita, focalizando a escrita como trabalho e as condições de produção, a fim de verificar se esse tipo de abordagem textual estimula essas competências. Procurando respaldo no princípio que os alunos buscam o que corresponde aos seus interesses, procura-se analisar, observar e compreender se o gênero canção, em uma perspectiva sociointeracionista, que contemple as condições de produção, motiva alunos do Ensino Médio à leitura e produção de textos. O estudo assevera que o uso deste gênero textual nas produções textuais pode ser um ponto de partida, um elo motivador para professores e alunos. Este estudo é fundamental para que possa incentivar a leitura e a escrita em sala de aula, por meio de gêneros como a narração, explorando novas formas de se trabalhar com a escrita, a criatividade, participação e interesse do aluno, favorecendo o seu desenvolvimento crítico e a autonomia.
Abstract: The objective of this study is to investigate the influence of the narrative genre in student motivation to read and write. This work aims to reflect on the theories of interaction in reading and writing, focusing on writing as work and production conditions in order to verify that this approach encourages these textual skills. Seeking support the principle that students seek that corresponds to their interests, seeks to analyze, observe and understand the song genre, in a social interactionist perspective, covering the production conditions, AT motivates students to read and produce texts . The study asserts that the use of this genre in textual productions can be a starting point, a link motivator for teachers and students. This study is important for you to encourage reading and writing in the classroom, through genres such as narrative, exploring new ways of working with writing, creativity, participation and student interest, favoring its development and critical autonomy.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20761
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_20.pdf168,88 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.