Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20753
Título: A relação leitura e escrita: investigando hábitos e influências na produção textual dos alunos E.M
Autor(es): Favoni, Claudia Cristina Bertaglia
Orientador(es): Ribeiro, Janete Santa Maria
Palavras-chave: Leitura - Desenvolvimento
Compreensão na leitura
Incentivo à leitura
Development reading
Reading comprehension
Reading promotion
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FAVONI, Claudia Cristina Bertaglia. A relação leitura e escrita: investigando hábitos e influências na produção textual dos alunos E.M. 2012. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O ensino da leitura, no contexto escolar, objetiva a formação de leitores competentes e, consequentemente, a formação de escritores aptos à comunicação escrita. Entretanto, as escolas vêm demonstrando dificuldades na formação de leitores assíduos. Diante disso, esta pesquisa procura entender se o hábito da leitura influencia na produção escrita dos alunos. Procurou-se investigar três alunos do Ensino Médio de escolas públicas, buscando compreender sua trajetória de leitura e escrita. Para analisar a produção textual feita pelos mesmos, procurou-se embasamento em cinco critérios de Koch referente à coerência. As analises apontam que não basta apenas ler, mas também é preciso adquirir junto com a leitura a escrita, sempre fazendo um paralelo entre uma e outra. Um dos pontos importantes dessa pesquisa é compartilhar com os educadores informações concretas sobre o papel da leitura na produção da escrita, para que possamos compreender essa relação e juntos pensar em um processo de ensino.
Abstract: La enseñanza de la lectura, en el contexto escolar tiene como objetivo la formación de lectores competente y la formación de lectores consecuentemente aptos a la comunicación de la escritura. Todavía las escuelas ven demostrando dificultades en la formación de lectores asiduos. Delante de eso, esta pesquisa demanda entender si el hábito de la lectura influencia directamente en la producción de la escritura de los alumnos. Buscado investigar tres alumnos del bachillerato de escuelas públicas, buscando comprender su trayectoria de lectura y escritura. Para analizar la producción textual realizada por ellos mismos, busca embasamiento en cinco criterios de Koch referentes a la coherencia. Los análisis apuntan que no basta solo leer, mas también es preciso adquirir junto con la lectura la escritura siempre haciendo un paralelo entre una y otra. Un de los puntos importantes de esa pesquisa es compartir con los educadores informaciones concretas sobre el papel de la lectura en la producción de escritura, para que podamos comprender esa relación y juntos repensar en el proceso de la enseñanza.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20753
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_07.pdf460,18 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.