Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20745
Título: Uma análise dos aspectos políticos e metodológicos da leitura na biblioteca escolar do colégio estadual senador Teotônio Vilela - EFMP - Assis Chateaubriand/PR
Autor(es): Ferreira, Osmar Gomes
Orientador(es): Ribeiro, Janete Santa Maria
Palavras-chave: Leitura - Desenvolvimento
Bibliotecas - Estudo de usuários
Incentivo à leitura
Interesses na leitura
Development reading
Library use studies
Reading promotion
Reading interests
Data do documento: 15-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FERREIRA, Osmar Gomes. Uma análise dos aspectos políticos e metodológicos da leitura na biblioteca escolar do colégio estadual senador Teotônio Vilela - EFMP - Assis Chateaubriand/PR. 2011. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.
Resumo: Este trabalho teve como temática a elaboração de uma análise através dos aspectos políticos e metodológicos de como procede a leitura dos alunos do Colégio Estadual Senador Teotônio Vilela - EFMP. Aborda a importância da leitura no desenvolvimento intelectual e cultural do aluno. Estudo realizado através de uma pesquisa exploratória realizada com os alunos do Ensino Fundamental do período matutino, de forma qualitativa. Apresenta a relação existente entre os entrevistados e a análise dos aspectos políticos e metodológicos da leitura na escola e na biblioteca escolar. No âmbito político, aborda alguns programas dos governos: federal e estadual voltados para o incentivo da leitura. Aborda ainda a questão de a leitura ser muito cara nos dias de hoje. Se os brasileiros lêem pouco é porque a leitura no Brasil ainda é muito cara. No âmbito metodológico, aborda algumas iniciativas dos professores e do colégio em como fazer com que o aluno possa ter gosto pela leitura, pesquisar de que maneiras estão lendo, se estão lendo e, a partir disso, traçar o perfil desses alunos leitores. Aborda ainda a importância do bibliotecário e da biblioteca na vida escolar de cada indivíduo.
Abstract: This paper had as thematic the preparation of an analysis trough the politic and methodological aspects of how the proceeds of the reading of students of Senador Teotônio Vilela School – Elementary and High School. It discusses the importance of the reading in the intellectual and cultural development of the student. A study conducted trough an exploratory research developed with students from Elementary School at morning period, in a qualitative way. It presents the relationship between the interviewees and the analysis of political and methodological aspects of reading at school and in the school library. In the political sphere discusses some of the federal and state governments programs to encourage the reading. Also it addresses the issue of reading to be very expensive in these days. If the Brazilians read a little is due to the reading in Brazil is still very expensive. In the methodological context it approaches the initiatives of the teachers and the school in how to make the students take pleasure in reading, research the ways that they are reading, if they are reading and then make a profile of these students, readers or not. And it discusses the importance of the librarian and of the school library in the life of each individual.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20745
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_15.pdf2,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.