Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20738
Título: A inserção do teatro nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(es): Bandoch, Adriana Rodrigues Vieira
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Arte
Disciplina escolar
Criatividade
Art
School discipline
Creative ability
Data do documento: 15-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BANDOCH, Adriana Rodrigues Vieira. A inserção do teatro nas séries iniciais do ensino fundamental. 2012. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O teatro no Ensino Fundamental é uma das formas de se trabalhar o conhecimento, pois nele há a possibilidade do ser humano em se integrar, vivenciar, expressar e criar situações, condições para novas aprendizagens éticas, sociais, culturais, históricas. A disciplina de Arte, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, deve comportar as mais diversas manifestações artísticas, como artes visuais, música, dança e teatro. A história de cada uma dessas formas de arte faz parte do conteúdo a ser ensinado e aprendido em sala de aula. Esta pesquisa teve como temática a importância de se trabalhar o teatro nas séries iniciais do ensino fundamental. O teatro na disciplina pode ser relacionado com os processos de imitação, simbolização e jogo que acontecem na infância, oportunizando aos alunos a criatividade e o dinamismo em aprender de maneira atrativa.
Abstract: The theater in elementary school is one way to work knowledge, because it there is the possibility of integrate human experience, express and create situations, conditions for learning new ethical, social, cultural, historical. The discipline Art of according with the National Curriculum should include the most diverse artistic manifestations such as visual arts, music, dance and theater. The history of each of these art forms is part of the content to be taught and learned in the classroom. This research had as theme the importance of working theater in the early grades of elementary school. The theater in the discipline can be related to the processes of imitation, symbolization game that happen in childhood, providing opportunities for students to learn creativity and dynamism in an attractive way.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20738
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_03.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.