Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20737
Título: As diferentes metodologias utilizadas no ensino de física, do ensino médio
Autor(es): Oliveira, Marina Aparecida Ferreira de
Orientador(es): Aprigio, Antonio
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Física
Conhecimento e aprendizagem
Teaching - Methodology
Physics
Knowledge and learning
Data do documento: 15-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Marina Aparecida Ferreira de. As diferentes metodologias utilizadas no ensino de física, do ensino médio. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como temática As Diferentes Metodologias Utilizadas no Ensino de Física, do Ensino Médio, cujo objetivo foi verificar como a Física vem sendo trabalhada no Ensino Médio, bem como as metodologias que estão sendo utilizadas, desde o uso do livro didático, como o de atividades lúdicas como jogos, histórias em quadrinhos, ou mesmo uso de simuladores / objetos de aprendizagem até as atividades práticas de laboratório, com a viabilidade da realização de experimentos e as vantagens dos mesmos nas aulas de forma a favorecer o processo de aprendizagem desta disciplina considerada complicada por grande parte dos alunos. Para realização da pesquisa foi feito um estudo de caso, onde foram aplicados questionários direcionados aos professores e alunos, cujos resultados foram analisados, apontando um ensino tradicional, onde os professores conhecem os recursos disponíveis, mas não fazem uso. Também foi feito um estudo bibliográfico sobre o Ensino de Física e as possíveis formas, metodologias de se trabalhar.
Abstract: This work was themed The Different Methods Used in Physics Teaching, High School, whose aim was to see how physics is being crafted in high school, as well as the methodologies being used, since the use of the textbook, as of recreational activities such as games, comics, or even use of simulators / learning objects to the practical activities of the laboratory, with the feasibility of experiments and advantages of these classes in order to facilitate the learning process of this course considered difficult by most students. To conduct the study was done a case study where questionnaires were given to teachers and students, whose results were analyzed, pointing a traditional education, where teachers know the resources available, but do not use. He was also made a bibliographic study on the Teaching of Physics and possible ways of working methodologies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20737
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_14.pdf205,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.