Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20735
Título: Família e aprendizagem: como a dinâmica familiar interfere nos problemas de aprendizagem
Autor(es): Ernegas, Andressa dos Santos Scalco
Orientador(es): Ostrovski, Crizieli Silveira
Palavras-chave: Educação - Participação dos pais
Distúrbios da aprendizagem
Capacidade de aprendizagem
Education - Parent participation
Learning disabilities
Learning ability
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ERNEGAS, Andressa dos Santos Scalco. Família e aprendizagem: como a dinâmica familiar interfere nos problemas de aprendizagem. 2012. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso intitulado “Família e Aprendizagem: Como A Dinâmica Familiar Interfere Nos Problemas de Aprendizagem”. Objetivou analisar como as dinâmicas familiares quando não acontece as funções biológicas, psicológicas e sociais podem afetar a vida do indivíduo e interferir nos problemas de aprendizagem no cotidiano escolar. Propomos-nos a investigar o surgimento da família, as suas diferentes formas, qual são as funções, sua participação nos processo de aprendizagem e quais os possíveis transtornos que podem ser originados das relações familiares. Compreendemos por intermédio de nosso estudo a importância da família na relação de aprendizagem. Defendemos a importância da função da família em defesa de uma boa aprendizagem da criança ou adolescente e para que consiga viver emocionalmente bem e não traga possíveis transtornos de aprendizagem.
Abstract: This work completion course entitled "Family and Learning: How Family Dynamics Interferes in Learning Problems." Aimed to examine how family dynamics when there happens biological functions, psychological and social factors may affect the individual's life and interfere with learning problems in school life. We propose to investigate the appearance of a family, its different forms, which are functions, their participation in the learning process, what are the possible disorders that can be derived from family relationships. We understand through our study of the importance of the family in relation to learning. We advocate the importance of family function in defense of good learning of the child or adolescent and emotionally so that you can live well and do not bring possible learning disorders.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20735
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_03.pdf205,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.