Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20687
Título: Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil
Autor(es): Carnietto, Alessa Regina
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Literatura
Professores
Contos de fadas
Literature
Teachers
Fairy tales
Data do documento: 16-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CARNIETTO, Alessa Regina. Uma análise reflexiva acerca do uso dos contos de fadas na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: As indagações acerca das contribuições pedagógicas que os contos de fadas podem proporcionar no processo de desenvolvimento da criança, servindo como ferramenta ao professor de Educação Infantil, foi o ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa. Após uma revisão bibliográfica, contemplando autores que pesquisaram em profundidade os elementos dos contos de fadas, considerou-se a hipótese de que os professores de Educação Infantil eram cientes das funções pedagógicas dos contos de fadas, embora não fizessem o seu uso de maneira sistematizada, planejada, articulada, como propunham os referenciais teóricos. O desenvolvimento da pesquisa ocorreu mediante a análise de dados coletados na aplicação de questionários aos professores da rede municipal de São Sebastião –SP, e analisado à luz de autores como Lanz (2000), Bethelleim(2007), B. Coelho (1987), N. Coelho (1990), Makarenko (1981), criando um diálogo com os resultados adquiridos na pesquisa de campo, sendo possível compreender as percepções dos educadores acerca do papel dos contos de fadas na Educação Infantil e como este ocorre na prática pedagógica. Trata-se de uma viagem fantástica, no qual o real e o imaginário tornam-se muito próximos.
Abstract: The questions about pedagogical contributions that fairy tales can provide in the process of the child´s development to serve as resource for teacher of childhood education was the starting point to the development of this research.After a bibliographical review, contemplating authors who researched in depth the elements of fairy tales, it was considered the hypothesis that the teachers of Early Childhood Education were aware of the pedagogical functions of the fairy tales, although they did not make use of it in a systematized way, planned, articulated, as proposed by theoretical references. The development of the research occurred through the analysis of data collected in the application of questionnaires to teachers of the municipal network of São Sebastião -SP,in the light of authors such as Lanz (2000), Bethelleim (2007), B. Coelho (1987), N. Coelho (1990), Makarenko (1981), it was possible to create a dialogue with field research, it was possible to understand the perception of the educators about the role of fairy and how it occurs in practice. This is a fantastic journey to the world of fairies, in which the real and imaginary become very close.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20687
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analisereflexivacontosfadas.pdf712,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.