Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20679
Título: O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos
Autor(es): Stangret, Carine Aparecida Barbosa Oliveira
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Alfabetização visual
Estratégias de aprendizagem
Questionários
Visual literacy
Learning strategies
Questionnaires
Data do documento: 23-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: STANGRET, Carine Aparecida Barbosa Oliveira. O uso de imagens no ensino de história - a Segunda Guerra mundial em fotos. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015
Resumo: O presente artigo se constitui em trabalho de conclusão de curso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), para o curso de Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino, que apresenta um estudo sobre a utilização da imagem na disciplina de História com relação ao estudo da segunda Guerra Mundial, um dos períodos mais importantes da História do Mundo em uma turma de terceiro ano do ensino médio de um Colégio estadual no município de Ibaiti Nos dias atuais a realidade escolar brasileira é muito complexa, pois a produção historiográfica e educacional, sobre ensino e aprendizagem da História e a utilização de novos métodos de ensino induzem os educadores a buscar trabalhar com novas abordagens e com fontes relevantes para o ensino de História, produzidos por historiadores em várias fontes disponíveis. As imagens fazem parte do nosso cotidiano e ajudam a formar nossa memória, nosso imaginário social, por isso são ferramentas importantes entre os alunos e o conteúdo a ser tratado em sala de aula. Os dados levantados mostram a efetividade da utilização desta metodologia e seus benefícios quando o assunto é facilitar e transmitir conhecimento.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20679
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_22.pdf2,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.