Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20673
Título: Formação de leitores: a importância de contar histórias na educação infantil
Título(s) alternativo(s): Reader training: the importance of storytelling in early childhood education
Autor(es): Silva, Luana Aguiar da
Orientador(es): Wojslaw, Eliane Bianchi
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Leitores
Motivação na educação
Literature - Study and teaching
Reader
Motivation in education
Data do documento: 30-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Luana Aguiar da. Formação de leitores: a importância de contar histórias na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A contação de histórias possui um papel importante na Educação Infantil, visto que ela desperta a curiosidade e o interesse da criança pelo livro. Por meio dos contos o aluno pode vivenciar diversas experiências, além de facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivos, pesquisar como os docentes trabalham com seus educandos da educação infantil o desenvolvimento da leitura, por meio da prática de contar histórias e como os docentes trabalham para despertar o interesse pelos livros. A realização desse trabalho pautou- se em uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, sendo o estudo classificado como exploratório e os instrumentos de coleta de dados utilizados para atingir os objetivos foram a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Como resultado, pode-se constatar que a contação de histórias é um momento prazeroso e motivador para o futuro leitor. Diante dos dados levantados pode-se concluir que as narrativas de histórias na educação infantil constituem-se em uma prática indispensável por potencializar o processo de ensino aprendizagem de forma prazerosa e ampliar a visão de mundo do educando.
Abstract: Storytelling plays an important role in Early Childhood Education, since it raises the child’s curiosity and interest in the book. Through the stories the student can experience various experiences, as well as facilitate the teaching and learning process. In this sense, the present work had as objectives, to investigate how teachers work with their children’s education students to develop reading, through the practice of storytelling and how teachers work to arouse interest in books. The work was based on a qualitative bibliographical research, being the study classified as exploratory and the instruments of data collection used to ascertain the objectives were bibliographic research and documentary research. As a result, it can be seen that storytelling is a pleasurable and motivating moment for the future reader. Considering the data collected, it can be concluded that narratives of stories in early childhood education constitute an indispensable practice for potentiating the process of teaching learning in a pleasurable way and broadening the worldview of the learner.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20673
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaoleitorescontarhistorias.pdf270,34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.