Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20662
Título: Lateralidade: um estudo de caso de crianças canhotas
Autor(es): Alvão, Leandra Cauneto
Orientador(es): Bogoni, Rosangela Marcilio
Palavras-chave: Desempenho
Lateralidade
Destrismo e sinistrismo
Performance
Lalerality
Left-and-right-handedness
Data do documento: 16-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ALVÃO, Leandra Cauneto. Lateralidade: um estudo de casos de crianças canhotas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Muitos estudos mostram que a lateralidade é um dos aspectos mais importantes para o desenvolvimento das capacidades de aprendizagem, Essa afirmação não quer dizer que necessariamente todas as crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem apresentam também alterações na lateralidade. Nesse sentido, esse estudo tem como objetivo refletir como a lateralização esquerda dificulta o processo de ensino e aprendizagem em crianças no início da alfabetização. Tendo em vistas que o destro possui inúmeros privilégios manuais dentro da escola, como exemplo, a carteira escolar, o caderno, a utilização da tesoura, entre outros. Para tanto, em um primeiro momento foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico com base em referenciais teóricos já publicados em livros e artigos e em um segundo momento a coleta de dados por meio de atividades aplicadas a uma criança de seis anos diagnosticada como sinistra/canhota, ou seja, lateralidade esquerdista. Assim, foi possível constatar que o canhoto tem as mesmas possibilidades que o destro, no entanto, no inicio da alfabetização tem mais dificuldades na escrita, já que escinde com a própria mão o que acabou de escrever, além de borrar o que escreve. Essas situações afetam emotivamente o aluno canhoto, pois acabam se vendo como diferentes e tendem a contrariar a própria lateralidade tentando imitar a maioria dos alunos que são destros.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20662
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_87.pdf999,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.