Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20632
Título: Leitura e contação de histórias na educação infantil: caminhos de uma prática pedagógica
Título(s) alternativo(s): Reading and storytelling in child education: paths of a pedagogical practice
Autor(es): Silva, Fabrine Brasil da
Orientador(es): Hlenka, Vanessa
Palavras-chave: Aprendizagem
Alfabetização
Literatura - Estudo e ensino
Learning
Literacy
Literature - Study and teaching
Data do documento: 22-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Fabrine Brasil da. Leitura e contação de histórias na educação infantil: caminhos de uma prática pedagógica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Inúmeros avanços tecnológicos alcançaram empresas, instituições filantrópicas, casas e escolas, mas resgatar a valorização de uma prática pedagógica que existe há muito tempo: a leitura e a contação de histórias se fazem necessárias. Considerou-se realizar um estudo de caso numa escola de Educação Infantil pública, Unidade Escolar (UE) na cidade de São José dos Campos, interior do estado de São Paulo, através da sondagem do seu corpo docente, afim de verificar o seu entendimento sobre a necessidade e a importância de ler e contar histórias para crianças com idade entre 02 (dois) a 06 (seis) anos. A fundamentação teórica do presente trabalho, apresentou 03 (três) dimensões sobre o universo literário infantil, a Educação Infantil e a leitura, um “Projeto Especial” da rede estudada e as especificidades da leitura e da contação de histórias. Realizou-se uma pesquisa aplicada com o objetivo de explorar a ação docente, abordando o problema de forma qualitativa. A análise das informações coletadas permitiu o entendimento dos resultados, práticas e expectativas dos respondentes, reconhecida especialmente na última questão, na qual unanimemente consideram exequível desempenhar suas atividades de uma maneira ainda melhor. Do caminho de uma prática pedagógica, os professores de Educação Infantil incentivados a lerem e contarem mais e mais histórias para as crianças, diariamente. Garantindo o direito de aprendizagem das crianças, com os nutrientes essenciais para o seu desenvolvimento integral, incentivando a imaginação, a criatividade, a criação de novos hábitos, despertando emoções e sentimentos, conduzindo-as para a porta de entrada da literatura infantil. Diante disso, o presente trabalho propõe uma contribuição para os professores de alunos pré leitores, ao correlacionar a necessidade, a possibilidade e a importância de ler e contar histórias na Educação Infantil, bem como sua aplicação como um método e técnica de ensino.
Abstract: Numerous technological advances have reached corporations, philanthropic institutions, homes and schools, but they have reaped the value of a pedagogical practice that has existed for a long time: reading and storytelling is necessary. It was considered realize a case study in a School of Public Infantile Education, School Unit (UE) in the city of São José dos Campos, in the state of São Paulo, through the survey of its faculty, in order to verify its understanding on the need and importance of reading and telling stories for children aged between 2 (two) to 6 (six) years. The theoretical basis of the present work presented three dimensions on the literary universe of children, Early Childhood Education and reading, a “Special Project” of the studied network and the specificities of reading and storytelling. An applied research do with the objective of exploring the teaching activity, approaching the problem in a qualitative research. The analysis of the collected information allowed the understanding of the results, practices and expectations of the respondents, especially recognized in the last question, in which they unanimously consider it feasible do their activities in an even better way. From the path of a pedagogical practice, Early Childhood teachers encourage them to read and tell more and more stories to children daily. Guaranteeing children’s right to learn, with the essential nutrients for their integral development, encouraging imagination, creativity, creating new habits, arousing emotions and feelings, leading them to the door of children’s literature. Therefore, the present work proposes a contribution to the teachers of prereading students, by correlating the need, possibility and importance of reading and storytelling in Early Childhood Education, as well as its application as a teaching method and technique.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20632
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leituracontacaohistoriaseducacao.pdf576,14 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.