Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20619
Título: A influência dos experimentos e aulas práticas no ensino dos conteúdos atitudinais em ciências
Título(s) alternativo(s): The influence of experiments and practical lessons in the teaching of attitudal contents in sciences
Autor(es): Santos, Carla de Aquino dos
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Professores
Metodologia
Educação
Teachers
Methodology
Education
Data do documento: 22-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Carla de Aquino dos. A influência dos experimentos e aulas práticas no ensino dos conteúdos atitudinais em ciências. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a influência do uso dos experimentos e atividades práticas no ensino dos conteúdos atitudinais em ciências. Um dos maiores desafios do professor é trabalhar com um aluno que muitas vezes está desmotivado e desinteressado com seu próprio aprendizado. O comportamento inadequado dos estudantes, a falta de recursos, a falta de condições de trabalho e concepções do profissional levam o docente a ensinar mais os conteúdos conceituais e procedimentais, deixando de lado o ensino dos conteúdos atitudinais. Levando em consideração a importância do ensino de atitudes e valores na sala de aula, assim como a importância das atividades práticas e experimentos, para a aproximação entre os alunos e as ciências, o presente trabalho visa compreender a influência do uso da experimentação e aulas práticas no ensino dos conteúdos atitudinais. Nesta pesquisa fica evidente que o uso de experimentos e atividades práticas em aulas de ciências trazem muitos benefícios, tanto para os estudantes quanto para os professores.
Abstract: This work had as its theme the influence of the use of experiments and practical activities in the teaching of attitudinal contents in sciences. One of the greatest challenges of the teacher is working with a student who is often unmotivated and disinterested in his own learning. The students’ inadequate behavior, lack of resources, lack of working conditions and professional conceptions lead the teacher to teach conceptual and procedural contents more, leaving aside the teaching of attitudinal content. Taking into consideration the importance of teaching attitudes and values in the classroom, as well as the importance of practical activities and experiments, for the approximation between students and the sciences, the present work aims to understand the influence of the use of experimentation and practical classes in the teaching of attitudinal content. In this research it is evident that the use of experiments and practical activities in science classes bring many benefits, both for students and teachers.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20619
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
influenciaexperimentosaulaspraticas.pdf297,79 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.