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Título: Mídias no ensino-aprendizagem de química
Título(s) alternativo(s): Media in chemistry teaching-learning
Autor(es): Liu, Andrea Santos
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Vídeo digital
Água
Adolescentes
Digital video
Water
Teenagers
Data do documento: 23-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIU, Andrea Santos. Mídias no ensino-aprendizagem de química. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Neste trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolvida uma pesquisa na área de Ensino de Química realizada com um grupo de 32 alunos de uma turma da 3ª série do Ensino Médio de uma escola pública localizada na região norte do município de São José dos Campos. O objetivo desse trabalho foi verificar a viabilidade do uso de mídias, tais como um jornal informativo e um vídeo, no ensino de Química. A coleta dos dados foi feita durante as aulas de química, a partir da aplicação de um questionário prévio para sondar os principais recursos pedagógicos utilizados pelo docente da disciplina de química; aplicação do jornal informativo e exibição do filme; e da aplicação de um questionário final para verificar se esses recursos didáticos foram adequados para a aprendizagem de conceitos químicos associados a uma problemática ambiental. A análise dos resultados possibilitou verificar as potencialidades do uso de mídias no processo ensino-aprendizagem, possibilitando aos alunos a construção de conhecimentos químicos associados às etapas do tratamento de água e a importância socioambiental da conservação dos recursos hídricos. Observou-se que a maioria dos alunos reportaram que o vídeo foi a mídia que mais despertou o interesse, embora também foi possível evidenciar que as imagens utilizadas no jornal informativo despertaram o interesse e suscitaram discussões dentre os alunos, e desta forma, podemos inferir que as mídias corroboram para uma participação mais ativa do estudante na construção do seu conhecimento.
Abstract: In this work, a research was developed in the area of Chemistry Teaching carried out with a group of 32 students of a classroom of the 3rd grade of the High School of a public school located in São José dos Campos – SP. The objective of this work was to analyze the viability of the use of media, such as an informative newspaper and a video in the teaching of chemistry. The data have been obtained during the classes, by the application of a previous questionnaire to evaluating the main pedagogical resources used by the chemistry teacher. Then it was applied the informative newspaper and exhibition of the film. Finally, it was performed the application of a final questionnaire to verify if these didactic resources were adequate for the learning of chemical concepts associated to an environmental problem. The analysis of the results allowed verifying the potentialities and the challenges of the use of media in the teaching-learning process, enabling students to construct chemical knowledge associated to the water treatment stages and the socioenvironmental importance of the conservation of water resources. It was observed that the majority of the students reported that the video was the most interesting media, although it was also possible to show that the images used in the informational newspaper aroused interest and promoted discussions among the students. We can conclude that media support a more active participation of students in the construction of their knowledge.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20616
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