Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20608
Título: Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular
Título(s) alternativo(s): Analysis of teaching-learning biology in the final years of basic education, a perspective of the contents of genetics, biochemistry, physiology and cell biology
Autor(es): Tonete, Débora Carvalho
Orientador(es): Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera
Palavras-chave: Escolas públicas
Metodologia
Pesquisa
Public schools
Methodology
Research
Data do documento: 10-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: TONETE, Débora Carvalho. Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O presente trabalho teve como temática o processo de ensino-aprendizagem de Biologia durante o Ensino Médio na Educação Pública. Levou-se em consideração a abrangência, interdisciplinaridade dos conteúdos e os diversos eixos que compõem a Biologia, além de investigar possíveis estratégias e modalidades didáticas para a abordagem dessa disciplina, apontando os conteúdos considerados de difícil aprendizagem e desafios. O objetivo foi identificar e pontuar na disciplina de Biologia os conteúdos de Genética, Biologia Molecular, Biologia Celular, Fisiologia e Bioquímica, os quais são considerados conteúdos de difícil compreensão para os alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas e procurar apresentar soluções para os problemas descritos pelos diversos pesquisadores auxiliando assim no processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo, além de permitir aos professores analisar, refletir e discutir acerca das metodologias por eles aplicadas propiciando assim um enriquecimento de conteúdo quanto ao aspecto metodológico.
Abstract: The present work had as its theme the teaching-learning process of Biology during High School in Public Education. It was considered the comprehensiveness, interdisciplinarity of contents and the various axes that compose Biology, as well as to investigate possible strategies and didactic modalities for the approach of this discipline, pointing out the contents considered difficult to learn and challenges. The aim was to identify and punctuate in the subject of Biology the contents of Genetics, Molecular Biology, Cell Biology, Physiology and Biochemistry, which are considered contents difficult to understand for the students of the High School of Public Schools and to seek to present solutions to the problems described by the various researchers thus assisting in the teaching-learning process of this content, as well as allowing teachers to analyze, reflect and discuss the methodologies applied by them, thus providing an enrichment of content about the methodological aspect.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20608
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
analiseensinoaprendizagembiologia.pdf378,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.