Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20599
Título: O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental: a formação da consciência histórica nas séries iniciais
Autor(es): Lemes, Camila Assis
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Educação
Metodologia
Cidadania
Education
Methodology
Citizenship
Data do documento: 13-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LEMES, Camila Assis. O ensino de história nos primeiros anos do ensino fundamental: a formação da consciência histórica nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a atuação de docentes que atuam nas séries iniciais com a disciplina de história, considerando a prática e a ação pedagógica empregadas nesse nível educacional não deve se limitar à reprodução de datas e personagens que permeiam a história. Pelo contrário, se faz necessário que a formação do pensamento crítico seja promovida desde o início do processo educacional. O ensino de historia permite que o aluno perceba a diversidade e a respeite, fator importante para o exercício da cidadania. Nesse sentido, o objetivo do trabalho é o de estudar, investigar e refletir sobre o ensino de história nas séries iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender se a prática pedagógica desenvolvida pelo docente dialoga com a formação de um sujeito capaz de pensar e historiar a sociedade na qual se encontra inserido. Ao mesmo tempo, reflete-se teoricamente sobre os pressupostos para que a criança estabeleça conexões entre o conhecimento sistematizado junto à realidade vivenciada. O trabalho ora apresentado tem como base metodológica os Estudos Culturais, posto que o mesmo promove a ressignificação de questões ligadas as práticas educativas. No que concerne aos procedimentos técnicos, a pesquisa foi desenvolvida a partir de um estudo de caso dos profissionais de ensino citados. A presente pesquisa foi realizada em colégios inseridos na rede municipal de ensino do município de Paranavaí, situado no noroeste do Paraná.
Abstract: This work had as its theme the performance of teachers who work in the initial series with the discipline of history, considering the practice and the pedagogical action employed at this educational level should not be limited to the reproduction of dates and characters that permeate history. On the contrary, it is necessary that the formation of critical thinking be promoted from the beginning of the educational process. The teaching of history allows the student to perceive diversity and respect, an important factor for the exercise of citizenship. In this sense, the objective of this work is to study, investigate and reflect on the teaching of history in the initial grades of Elementary School, seeking to understand if the pedagogical practice developed by the teacher dialogues with the formation of a subject capable of thinking and historicizing society in which it is inserted. At the same time, it is theoretically reflected on the presuppositions for the child to establish connections between systematized knowledge and reality. The work presented here will be based on methodological Cultural Studies, since it promotes the resignification of issues related to educational practices. With regard to technical procedures, the research will be developed from a case study of the teaching professionals cited. The present research was carried out in colleges inserted in the municipal education network of the municipality of Paranavaí, located in the northwest of Paraná.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20599
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinohistoriaprimeirosanos.pdf220,64 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.