Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20590
Título: | Considerações acerca da afetividade na relação professor- aluno nas séries iniciais do ensino fundamental |
Autor(es): | Rovaris, Susana de Fátima |
Orientador(es): | Simonetto, Kátia Cardoso Campos |
Palavras-chave: | Educação afetiva Aprendizagem cognitiva Professores e alunos Affective education Cognitive learning Teacher-student relationships |
Data do documento: | 10-Out-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | ROVARIS, Susana de Fátima. Considerações acerca da afetividade na relação professor- aluno nas séries iniciais do ensino fundamental. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
Resumo: | Este artigo se constitui em trabalho de conclusão do curso e teve como objetivo principal dissertar sobre a importância da afetividade na construção do conhecimento por meio da relação professor aluno no processo de ensino-aprendizagem, a metodologia utilizada constitui -se de pesquisa bibliográfica acerca do tema, e pesquisa de campo com a aplicação de um questionário, contendo seis questões semiestruturadas e abertas para quatro educadores de uma escola do campo da cidade de São Miguel do Iguaçu. .Destaca-se de acordo com os autores estudados, que a afetividade está diretamente interligada com os processos cognitivos dos estudantes, visto que ocorre de forma significativa quando realizada em um ambiente afetivo na relação aluno- professor. Ressalta-se que a afetividade na escola em outras está diretamente interligada com os processos cognitivos dos estudantes, visto que ocorre de forma significativa quando realizada em um ambiente afetivo na relação aluno afetividade na escola e em outras esferas sociais faz parte de um processo contínuo de desenvolvimento do caráter e da formação pessoal de cada indivíduo. É essencial que o professor conheça o educando para que possa intervir da melhor maneira orientando o aprendizado, pois a educação vista como mediadora e integradora do sujeito ao universo orienta ao comprometimento dos professores e em seu sentido latu com a cidadania, na qual constata- se que a afetividade é o fio condutor para a garantia de uma educação qualificada que agregue o comportamento essencialmente humano. Pretende-se com este estudo contribuir para novas pesquisas sobre o assunto. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20590 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_143.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.