Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20589
Título: Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa
Autor(es): Valentini, Solange Diva
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Incentivo à leitura
Estratégias de aprendizagem
Comunicação escrita
Reading promotion
Learning strategies
Written communication
Data do documento: 10-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VALENTINI, Solange Diva. Elaboração de estratégias de leitura que levem os alunos à compreensão de enunciados nos exercícios da disciplina de língua portuguesa. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente artigo, de caráter teórico-conceitual, objetiva apresentar estratégias de leitura para possibilitar aos estudantes do ensino fundamental maior capacidade de entendimento diante dos enunciados de exercícios apresentados nos livros didáticos de Língua Portuguesa. Diante das dificuldades apresentadas por grande parte dos alunos e das respostas equivocadas encontradas na resolução dos exercícios, buscaram-se formas de mediar a resolução dessas atividades e desenvolver a autonomia por parte desses alunos. Para tanto, nos fundamentamos nos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural acerca do desenvolvimento da leitura e escrita e seus impactos na formação dos estudantes, bem como o papel do professor no processo de ensino-aprendizagem. Em intervinculação com tais pressupostos, os escritos de Isabel Solé, especificamente na obra “Estratégias de leitura”, auxiliaram na elaboração de estratégias que fundamentem a compreensão dos enunciados dos exercícios da Língua Portuguesa. Vale destacar, que as estratégias apresentadas são baseadas em práticas de alfabetização adaptadas para a realidade dessa fase escolar e em experiências adotadas em anos anteriores e que foram bem aceitas pelos alunos, que demonstraram avanço em seu rendimento escolar e maior compreensão ao resolver as atividades propostas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20589
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_142.pdf182,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.