Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20579
Título: Ludopedagogia: aspectos importantes para a educação
Autor(es): Calabresi, Regina Páscoa Mazeto
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Aprendizagem
Jogos educativos
Brincadeiras
Learning
Educational games
Play
Data do documento: 23-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CALABRESI, Regina Páscoa Mazeto. Ludopedagogia: aspectos importantes para a educação. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: A busca de inovações é essencial ao bem-estar e a vida de todos, facilitando a vida em comunidade. O lúdico não é uma inovação nos dias atuais, existe desde a antiguidade. Hoje o resgate dessa prática de ensino tem obtido resultados surpreendentes, por esse motivo o presente artigo analisa os aspectos da ludopedagogia que contribuem satisfatoriamente para a educação apontando estratégias para a aprendizagem, através de pesquisas bibliográficas, ressaltando os estudiosos e suas contribuições. É fundamental o uso da ludopedagogia dentro das escolas, pois além de tornar o ensino dinâmico, facilita a aprendizagem e a compreensão do mundo externo, além de permitir maior interação, ajuda a superar as dificuldades. Nos dias atuais a educação vem sofrendo um processo de inovação e a ludopedagogia mostra-se como uma fonte eficaz de ensino e do bem-estar dos nossos aprendizes, a fim de que todos possam ser ensinados de uma forma igualitária, ajudando também os educadores a conhecer melhor cada aluno. O lúdico não deve ser utilizado apenas nos anos inicias e com pessoas com dificuldades de aprendizagem, mas sim em todas as idades, inclusive com aquelas que já estão na senilidade e têm uma vasta sabedoria, pois as mesmas também necessitam aprender de uma forma descontraída aprimorando assim os seus conhecimentos. A importância da ludopedagogia para a educação é o que enriquece o aprendizado em todas as idades tornando-o mais prazeroso e produtivo.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20579
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_122.pdf203,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.