Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20562
Título: A influência da matemática no ensino das ciências exatas
Autor(es): Silva, Layani Crystini Antonio da
Orientador(es): Sehn, Elizandra
Palavras-chave: Aprendizagem
Professores - Formação
Raciocínio
Learning
Teachers, Training of
Reasoning
Data do documento: 30-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Layani Crystini Antonio da. A influência da matemática no ensino das ciências exatas. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Abstract: A realização do trabalho ocorreu a partir da importância do conhecimento matemático para o aprendizado de disciplinas de ciências exatas. O entendimento de conceitos matemáticos pode favorecer o desenvolvimento de ferramentas intelectuais no aluno, permitindo o entendimento de conteúdos lógicos de diversas disciplinas. Um dos principais motivos para a dificuldade de aprendizagem dos alunos pode estar relacionada a metodologia adotada pelo professor, que geralmente apresenta os conteúdos de forma bastante teórica, sendo necessária uma constante capacitação dos professores, de forma a garantir que busquem novas maneiras de apresentar os conteúdos. A pesquisa verificou que esta formação é importante principalmente pelo fato que 70% dos professores de exatas analisados possui formação em nível de bacharelado ou engenharia, não tendo uma formação pedagógica satisfatória. Dentre os professores analisados 80% considera que os alunos possuem um desempenho suficiente ou regular em suas disciplinas. Os professores também consideram que o conhecimento matemático possui influência no entendimento dos conteúdos de suas disciplinas, onde a grande maioria dos alunos que possui dificuldade de aprendizado também apresenta dificuldade em matemática. Por fim os professores acreditam que outras disciplinas que também apresentam influência no ensino de exatas são Física, Português, Química e Sociologia.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20562
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_86.pdf851,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.