Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20559
Título: Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima"
Autor(es): Bottega, Ivânia Márcia
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Aprendizagem
Incentivo à leitura
Língua portuguesa
Learning
Reading promotion
Portuguese language
Data do documento: 9-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BOTTEGA, Ivânia Márcia. Intertextualidade entre o filme "Cyrano de Bergerac", de Jean-Paul Rappeneau, e a obra de Pedro Bandeira, "A Marca de uma Lágrima". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este artigo teve como objetivo conhecer e compreender, de maneira mais aprofundada, o fenômeno da intertextualidade que se caracteriza pela criação de um texto a partir de outro já existente. Dessa forma, foi realizado um estudo comparativo entre as obras “A marca de uma lágrima”, escrita por Pedro Bandeira, e o filme francês “Cyrano de Bergerac”, cuja reedição foi lançada na década de 90, tendo como inspiração uma peça de teatro encenada pela primeira vez em 1897. Como metodologia, realizou-se, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica almejando definir a intertextualidade e sua importância no processo educacional e, posteriormente, uma de campo com alunos matriculados em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de Foz do Iguaçu, PR.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20559
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_62.pdf413,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.