Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20554
Título: | Avaliação: norteando a construção do conhecimento no ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | Assessment: targeting the construction of knowledge in elementary school i |
Autor(es): | Santos, Rosilene Alves Pires |
Orientador(es): | Hlenka, Vanessa |
Palavras-chave: | Educação Avaliação educacional Aprendizagem Education Education - Evaluation Learning |
Data do documento: | 10-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SANTOS, Rosilene Alves Pires. Avaliação: norteando a construção do conhecimento no ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a Avaliação como um norteador na construção do conhecimento no ensino fundamental I e II. Tendo como objetivo o processo de avaliação como referência para a aquisição do conhecimento do ensino fundamental a partir de pesquisa bibliográfica, sobre as diferentes formas de avaliação e os instrumentos avaliativos empregados no ambiente educacional na visão de vários autores. Realização de pesquisa de campo com entrevista e preenchimento de questionários, a fim de obter o conhecimento do emprego e a visão que os envolvidos na educação têm a respeito da avaliação na aprendizagem, sendo realizada com alunos, professores e pedagogos de duas escolas municipais de Mata de São João, Bahia. O educador em seu cotidiano pedagógico entende que o ser humano na construção do seu conhecimento, realiza o movimento organizado pela experiência, e assim aprende pela ação- reflexão- ação, sendo de grande relevância essa interação de ensino e aprendizagem, visto que o professor cria oportunidades para o desenvolvimento significativo do educando, quando em sua proposta pedagógica existe o objetivo de analisar e refletir sobre a sua didática, tomando por base o desenvolvimento e as dificuldades do aluno e assim constituindo uma avaliação processual e contínua, que possibilita atender as necessidades individuais dos educandos e assim coopera para o processo de ensino-aprendizagem. |
Abstract: | This work had the theme of Evaluation as a guide in the construction of knowledge in elementary education I and II. Aiming at the assessment process as a reference for the acquisition of knowledge of elementary education based on bibliographical research, on the different forms of evaluation and the evaluation instruments used in the educational environment in the view of several authors. Conducting field research with interview and filling in questionnaires in order to obtain the knowledge of the job and the vision that those involved in education have regarding evaluation in learning, being carried out with students, teachers and pedagogues of two municipal schools of Mata of São João, Bahia. The educator in his daily pedagogy understands that the human being in the construction of his knowledge, realizes the movement organized by experience, and thus learns by action-reflection-action, being of great relevance this interaction of teaching and learning, since the teacher creates opportunities for the significant development of the learner, when in his pedagogical proposal there is the objective of analyzing and reflecting on his didactics, based on the development and the difficulties of the student and thus constituting a processual and continuous evaluation, that allows to attend to the individual needs of the students and thus cooperates for the teaching-learning process. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20554 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacaonorteandoconstrucaoconhecimento.pdf | 298,08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.