Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20548
Título: A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra "12 anos de escravidão"
Autor(es): Curan, Fábio Henrique
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Cinema
Arte
Direito
Motion pictures
Art
Law
Data do documento: 23-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CURAN. Fábio Henrique. A sétima arte como mecanismo didático no ensino jurídico na obra " 12 anos de escravidão". 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este artigo tem como finalidade avaliar a compatibilidade entre a sétima arte e o Direito metodologicamente, tendo como alicerce a primazia da imagem em nossa sociedade contemporânea, como elemento difuso de comunicação em relação à cultura escrita. O cinema patrocina a prática da argumentação, da análise, de questionamentos, de interpretação e considerações através das mais variadas abordagens da problemática jurídica; e sugerem motes políticos, sociais e éticos aos discentes, instigando uma maior eficácia do exercício operacional da inteligência, da ampliação de visão de mundo e do exercício do pensamento crítico. Desta forma, o presente artigo tem por escopo assegurar a relevância do cinema como utensílio eficaz para impulsionar o raciocínio jurídico, agregando-o com a realidade social e colaborando para o desenvolvimento da consciência cidadã, substancialmente adotando por baseamento o filme Doze Anos de Escravidão. .
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20548
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_55.pdf895,89 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.