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Título: A inclusão do aluno surdo na educação básica
Título(s) alternativo(s): The inclusion of deaf students in basic education
Autor(es): Zanoni, Ketlin
Orientador(es): Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso
Palavras-chave: Educação inclusiva
Lingua de sinais
Crianças - Desenvolvimento
Inclusive education
Sign language
Child development
Data do documento: 15-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ZANONI, Ketlin. A inclusão do aluno surdo na educação básica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a inclusão do aluno surdo na educação básica. Levando-se em conta que a grande maioria desses alunos sofrem preconceitos, ainda nos dias de hoje, onde as leis não são tão claras quanto ao seu papel como aluno e as escolas ainda não possuem adaptações e instruções para tais alunos. Compreendendo a fisiologia e anatomia auditiva, entre tais formas de deficiência que pode estar correlacionada a tal. Passando pelo conhecimento de uma língua própria denominada aqui no Brasil como Língua de Sinais Brasileira – LIBRAS, e a partir de então, alunos com deficiência auditiva, podem ser incluídos em educação básica para aprender conteúdos iguais a todos os outros alunos. Embora garantidos por lei suas necessidades, ainda são desiguais os ensinamentos nas escolas, por falta de professores intérpretes e professores com pouco conhecimento no assunto. Tendo com isso uma necessidade muito grande em ampliar os conhecimentos e discussões sobre o assunto LIBRAS e como melhorar a inclusão dessas pessoas com necessidades auditivas, ao meio escolar e até mesmo na sociedade, garantindo uma vida mais digna.
Abstract: This work had as its theme the inclusion of the deaf student in basic education. Since the vast majority of these students still suffer from prejudice today, where laws are not as clear about their role as students and where schools do not yet have adaptations and instructions for such students. Understanding the physiology and auditory anatomy, among such forms of deficiency that may be correlated to such. Passing through the knowledge of a proper language denominated here in Brazil as the Brazilian Sign Language – LIBRAS, and since then, students with hearing impairment, can be included in basic education to learn content equal to all other students. Although their needs are guaranteed by law, the teachings in schools are still unequal because of the lack of teachers and teachers with little knowledge of the subject. This has a great need to broaden the knowledge and discussions about LIBRAS and how to improve the inclusion of these people with hearing needs, the school environment and even society, guaranteeing a more dignified life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20540
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