Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19794
Título: Patologia das construções devido ao tempo de uso ênfase em instalações
Autor(es): Nascimento, Rogério Edison
Orientador(es): Hara, Massayuki Mário
Palavras-chave: Construção civil
Construção civil - Medidas de segurança
Instalações elétricas
Hidráulica
Building
Building - Safety measures
Electric wiring
Hydraulics
Data do documento: 14-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: NASCIMENTO, Rogério Edison. Patologia das construções devido ao tempo de uso ênfase em instalações. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: A patologia das construções, especialmente no Brasil, ainda é um estudo recente. No campo da elétrica e hidráulica existem poucas pesquisas sobre as causas e ocorrências dessas manifestações, que causam transtornos aos usuários, bem como geram custos com manutenções. Com o intuito de incrementar os dados obtidos até o momento com relação a patologia em instalações elétricas e hidráulicas, este trabalho visou a identificar as principais causas destas patologias e relaciona-las com suas prováveis causas, afim de se propor procedimentos para reduzir estas manifestações. Para conhecer as principais patologias em instalações, a revisão literária foi realizada com base em artigos e trabalhos publicados sobre o assunto, de uma forma geral sobre patologias e também sobre os poucos trabalhos que descrevem especificamente as patologias em instalações. Com base nesses estudos e após identificar as principais patologias e suas causas, foi elaborado uma tabela que relaciona estas patologias com suas causas e com recomendações para se evita-las.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19794
Aparece nas coleções:CT - Patologia das Construções

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CEPAC_V_2014_10.pdf998,51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.