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Título: Fenomenologia e espaço: uma narrativa da experiência
Título(s) alternativo(s): Phenomenology and space: an experiential narrative
Autor(es): Takahashi, Vitor Jun
Orientador(es): Landal, Simone
Palavras-chave: Fenomenologia
Espaço (Arquitetura)
Arte narrativa
Arquitetura
Phenomenology
Space (Architecture)
Narrative art
Architecture
Data do documento: 3-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TAKAHASHI, Vitor Jun. Fenomenologia e espaço: uma narrativa da experiência. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Narrativas Visuais) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Em uma época na qual a tecnologia possibilita a construção de espaços virtuais e há uma ênfase nas atividades humanas para o sentido da visão, priorizando soluções estéticas frente a outra atributos espaciais, esta monografia examina desdobramentos do pensamento fenomenológico de Maurice Merleau-Ponty na criação de narrativas espaciais, Os escritos fenomenológicos de Merleau-Ponty pautam-se pela primazia do corpo físico como base para o conhecimento e elemento que regula as percepções humanas. Através do estudo de duas experiências de ambiente construído: o Museu de Arte Contemporânea de Helsinque, do arquiteto Steven Holl (Helsinque, Dinamarca, 1992) e a exposição “The Whitechapel experience-The Eden Project”, do artista Hélio Oiticica (Londres, Inglaterra, 1969), buscou-se compreender de que maneira essas duas experiências articulam o pensamento de Merleau-Ponty em espaço construído. Com isso, espera-se averiguar caminhos possíveis na criação de narrativas espaciais que promovam soluções além de características apenas visuais e estéticas. Como resultado, a investigação comprovou uma gênese conceptiva similar em ambos ambientes construídos que buscaram traduzir o pensamento de Merleau-Ponty em espaço construído, resultando em diferentes abordagens de estímulos sensoriais do corpo em relação ao ambiente.
Abstract: In na era where technology allows the construction of virtual spaces and there is an emphasis on human activities for the sense of vision, prioritizing aesthetic solutions against other spatial attributes, this monograph examines the unfolding of Maurice Merleau-Ponty's phenomenological thinking in the creation of spatial narratives The phenomenological writings of Merleau-Ponty are based on the primacy of the physical body as the basis for knowledge and the element that regulates human perceptions. Through the study of two built environment experiences: the Helsinki Museum of Contemporary Art, by architect Steven Holl (Helsinki, Denmark, 1992) and the exhibition "The Whitechapel experience-The Eden Project" by artist Hélio Oiticica (London, England, 1969), it was sought to understand how these two experiences articulate the thought of Merleau-Ponty in constructed space. Thus, it is expected to investigate possible ways in the creation of spatial narratives that promote solutions beyond only visual and aesthetic characteristics. As a result, research has proven a similar conceptual genesis in both built environments that sought to translate Merleau-Ponty's thinking into built-in space, resulting in different approaches to the body's sensory input to the environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19759
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