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Título: O software JClic como ferramenta para aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS)
Título(s) alternativo(s): JClic software as tools for learning brazilian sign language (Libras)
Autor(es): Ferreira, Eliane Gonçalves
Orientador(es): Motta, Marcelo Souza
Palavras-chave: Educação inclusiva
Inteligência artificial - Aplicações educacionais
Lingua de sinais
Software de aplicação
Inclusive education
Artificial intelligence - Educational application
Sign language
Application software
Data do documento: 11-Set-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERREIRA, Eliane Gonçalves. O software JClic como ferramenta para aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
Resumo: A Lei 13.146/15 preconiza que todos os cidadãos devem ter direitos iguais, e assegura ao aluno portador de deficiência frequentar a escola de ensino regular. A referida lei também assegura que tal adaptação seja feita também com relação à comunicação, no caso dos surdos, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).Isto posto, o professor se vê diante de desafios, como ensinar aos alunos ouvintes a Libras, para que eles consigam se comunicar com os alunos com deficiência auditiva. Para ajudar a enfrentar este desafio, o professor pode contar com o auxílio de recursos midiáticos, como o software Jclic. Dessa forma, a presente pesquisa apresentar o software Jclic como opção ao docente para montar e desenvolver atividades voltadas ao ensino de Libras à alunos ouvintes, bem como propor uma sugestão de sequência didática com tal recurso. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica com base em estudos de autores sobre o ensino de Libras para alunos ouvintes em turmas inclusivas. Também foi aplicada a sequência didática em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, a fim de comprovar sua eficiência. Dessa forma, a presente pesquisa evidenciou que o Jclic é uma eficiente ferramenta que o professor tem em mãos, a fim de ensinar diversos conteúdos, como a Libras para alunos ouvintes, pois permite que sejam criadas atividades simples e complexas, à critério do professor.
Abstract: Law 13.146 / 15 states that all citizens should have equal rights, and ensures that students with disabilities attend regular school. This law also ensures that such adaptation is also made in relation to communication, in the case of deaf people, through the Brazilian Sign Language (Libras). That said, the teacher is faced with challenges, such as teaching hearing students Libras só that they can communicate with students with hearing impairment. To help meet this challenge, the teacher can count on the help of media resources, such as the authoring software under study: Jclic. Thus, this research aimed to understand the importance of Libras as a means of communication for deaf students, to present the Jclic software as an option for teachers to assemble and develop activities aimed at teaching Libras to hearing students, as well as to propose a didactic sequence suggestion. With such a feature.To this end, a bibliographic research was made based on studies by authors on the teaching of Libras for listening students in inclusive classes. The didactic sequence was also applied to a 3rd grade class in order to prove its efficiency. Thus, the present research showed that Jclic is an efficient tool that the teacher has in hand, in order to teach various contents, such as Libras for listening students, because it allows the creation of simple and complex activities, at the discretion of the teacher.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19627
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