Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19627
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Eliane Gonçalves
dc.date.accessioned2020-11-23T20:21:08Z-
dc.date.available2020-11-23T20:21:08Z-
dc.date.issued2019-09-11
dc.identifier.citationFERREIRA, Eliane Gonçalves. O software JClic como ferramenta para aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS). 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19627-
dc.description.abstractLaw 13.146 / 15 states that all citizens should have equal rights, and ensures that students with disabilities attend regular school. This law also ensures that such adaptation is also made in relation to communication, in the case of deaf people, through the Brazilian Sign Language (Libras). That said, the teacher is faced with challenges, such as teaching hearing students Libras só that they can communicate with students with hearing impairment. To help meet this challenge, the teacher can count on the help of media resources, such as the authoring software under study: Jclic. Thus, this research aimed to understand the importance of Libras as a means of communication for deaf students, to present the Jclic software as an option for teachers to assemble and develop activities aimed at teaching Libras to hearing students, as well as to propose a didactic sequence suggestion. With such a feature.To this end, a bibliographic research was made based on studies by authors on the teaching of Libras for listening students in inclusive classes. The didactic sequence was also applied to a 3rd grade class in order to prove its efficiency. Thus, the present research showed that Jclic is an efficient tool that the teacher has in hand, in order to teach various contents, such as Libras for listening students, because it allows the creation of simple and complex activities, at the discretion of the teacher.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectInteligência artificial - Aplicações educacionaispt_BR
dc.subjectLingua de sinaispt_BR
dc.subjectSoftware de aplicaçãopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectArtificial intelligence - Educational applicationpt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectApplication softwarept_BR
dc.titleO software JClic como ferramenta para aprendizagem da língua brasileira de sinais (LIBRAS)pt_BR
dc.title.alternativeJClic software as tools for learning brazilian sign language (Libras)pt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Lei 13.146/15 preconiza que todos os cidadãos devem ter direitos iguais, e assegura ao aluno portador de deficiência frequentar a escola de ensino regular. A referida lei também assegura que tal adaptação seja feita também com relação à comunicação, no caso dos surdos, por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).Isto posto, o professor se vê diante de desafios, como ensinar aos alunos ouvintes a Libras, para que eles consigam se comunicar com os alunos com deficiência auditiva. Para ajudar a enfrentar este desafio, o professor pode contar com o auxílio de recursos midiáticos, como o software Jclic. Dessa forma, a presente pesquisa apresentar o software Jclic como opção ao docente para montar e desenvolver atividades voltadas ao ensino de Libras à alunos ouvintes, bem como propor uma sugestão de sequência didática com tal recurso. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica com base em estudos de autores sobre o ensino de Libras para alunos ouvintes em turmas inclusivas. Também foi aplicada a sequência didática em uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental, a fim de comprovar sua eficiência. Dessa forma, a presente pesquisa evidenciou que o Jclic é uma eficiente ferramenta que o professor tem em mãos, a fim de ensinar diversos conteúdos, como a Libras para alunos ouvintes, pois permite que sejam criadas atividades simples e complexas, à critério do professor.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee1Motta, Marcelo Souza
dc.contributor.referee2Nesi, Taniele Loss
dc.contributor.referee3Rocha, Flávia Suchek Mateus da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização e Tecnologias na Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Inovação e Tecnologias na Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_INTEDUC_I_2019_20.pdf1,08 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.