Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19589
Título: A importância da educação financeira para a sustentabilidade de pequenos negócios
Autor(es): Dias, Maria Aparecida
Orientador(es): Oliveira, Antonio Gonçalves de
Palavras-chave: Empreendedorismo
Educação financeira
Orçamento nas empresas
Planejamento empresarial
Fluxo de caixa
Entrepreneurship
Educação financeira
Budget in business
Business planning
Cash flow
Data do documento: 25-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: DIAS, Maria Aparecida. A importância da educação financeira para a sustentabilidade de pequenos negócios. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Financeira) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Este trabalho apresenta de forma descritiva a influência da educação financeira, desde a infância e as possibilidades de aprendizado em lidar com números para investir em seu próprio negócio, bem como o planejamento da viabilidade do negócio, a criação de cenários, o orçamento financeiro e as ferramentas de acompanhamento de fluxo de caixa, ponto de equilíbrio e as técnicas de análises dos indicadores essenciais para a gestão e tomada de decisão. Desta forma trata-se então de relevante contribuição para se estabelecer rumos e orientar decisões de investimento, financiamento e operacionais na busca do objetivo do empreendedor em deixar o seu legado e maximizar sua riqueza e de sua família.
Abstract: This thesis presents in a descriptive way, the influence of financial education, since the childhood and the possibilities of learning to deal with numbers to invest in their own business, such as planning the business viability, the scenario creation, financial budget and the tools for cash flow tracking, balance point and the techniques of analysis of the essential indicators for the management and decision-making. In that way is possible to notice the relevant contribution to establish directions and to guide operational, investment and financing decisions in pursuit of the entrepreneur’s goal to leave your legacy and maximize your and your family’s riches.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19589
Aparece nas coleções:CT - Gestão Financeira

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GESFIN_III_2018_07.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.