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Título: Impacto da geração Z na gestão empresarial
Título(s) alternativo(s): Impact of generation Z on business management
Autor(es): Martini, Priscila da Silva Gaspechach
Orientador(es): Nascimento, Thiago Cavalcante
Palavras-chave: Administração de pessoal
Jovens
Mercado de trabalho
Personnel management
Young adults
Labor market
Data do documento: 24-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARTINI, Priscila da Silva Gaspechach. Impacto da geração Z na gestão empresarial. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Cada geração traz consigo singularidades que causam impactos na gestão empresarial da sua época. Isso também ocorre com a geração Z, formada por aqueles que já nasceram na era digital. Esses jovens, também conhecidos como nativos digitais, são multitarefas e adeptos à “virtualização”, e não conseguem conceber um mundo sem a interatividade digital. Essa diferença é primordial, se levado em conta outros grupos geracionais também citados nessa monografia, como os Baby Boomers, geração X e Y. Há diversas particularidades comportamentais da geração Z no que diz respeito à maneira com que se relacionam ao mercado de trabalho. A finalidade desse estudo é identificar o perfil dos jovens trabalhadores da geração Z residentes em Curitiba e Região Metropolitana e as suas percepções a respeito do mercado e da gestão empresarial em que estão inseridos. Ao aplicar uma pesquisa quantitativa em 418 jovens trabalhadores entre 16 e 24 anos residentes na Grande Curitiba a respeito da sua relação com o ambiente de trabalho, foi possível contrastar os resultados com o parecer de diversos autores sobre o tema, revelando possíveis impactos desse grupo nas práticas de gestão de pessoas.
Abstract: Each generation brings with it singularities that have an impact on the business management of its time. This also happens with the generation Z, formed by those who were born in the digital era. These young people, also known as digital natives, are multitasking and adept at "virtualization," and can not conceive of a world without digital interactivity. This difference is paramount if we take into account other generational groups also mentioned in this monograph, such as the Baby Boomers, generation X and Y. There are several behavioral peculiarities of generation Z with respect to the way in which they relate to the labor market. The purpose of this study is to identify the profile of young generation Z workers residing in Curitiba and Metropolitan Region and their perceptions about the market and the business management in which they are inserted. When applying a quantitative survey of 418 young workers between 16 and 24 years old living in great Curitiba regarding their relationship with the work environment, it was possible to contrast the results with the opinion of several authors on the subject, revealing possible impacts of this group in the practices of people management.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19531
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