Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19531
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartini, Priscila da Silva Gaspechach
dc.date.accessioned2020-11-23T19:50:44Z-
dc.date.available2020-11-23T19:50:44Z-
dc.date.issued2018-09-24
dc.identifier.citationMARTINI, Priscila da Silva Gaspechach. Impacto da geração Z na gestão empresarial. 2018. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19531-
dc.description.abstractEach generation brings with it singularities that have an impact on the business management of its time. This also happens with the generation Z, formed by those who were born in the digital era. These young people, also known as digital natives, are multitasking and adept at "virtualization," and can not conceive of a world without digital interactivity. This difference is paramount if we take into account other generational groups also mentioned in this monograph, such as the Baby Boomers, generation X and Y. There are several behavioral peculiarities of generation Z with respect to the way in which they relate to the labor market. The purpose of this study is to identify the profile of young generation Z workers residing in Curitiba and Metropolitan Region and their perceptions about the market and the business management in which they are inserted. When applying a quantitative survey of 418 young workers between 16 and 24 years old living in great Curitiba regarding their relationship with the work environment, it was possible to contrast the results with the opinion of several authors on the subject, revealing possible impacts of this group in the practices of people management.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAdministração de pessoalpt_BR
dc.subjectJovenspt_BR
dc.subjectMercado de trabalhopt_BR
dc.subjectPersonnel managementpt_BR
dc.subjectYoung adultspt_BR
dc.subjectLabor marketpt_BR
dc.titleImpacto da geração Z na gestão empresarialpt_BR
dc.title.alternativeImpact of generation Z on business managementpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoCada geração traz consigo singularidades que causam impactos na gestão empresarial da sua época. Isso também ocorre com a geração Z, formada por aqueles que já nasceram na era digital. Esses jovens, também conhecidos como nativos digitais, são multitarefas e adeptos à “virtualização”, e não conseguem conceber um mundo sem a interatividade digital. Essa diferença é primordial, se levado em conta outros grupos geracionais também citados nessa monografia, como os Baby Boomers, geração X e Y. Há diversas particularidades comportamentais da geração Z no que diz respeito à maneira com que se relacionam ao mercado de trabalho. A finalidade desse estudo é identificar o perfil dos jovens trabalhadores da geração Z residentes em Curitiba e Região Metropolitana e as suas percepções a respeito do mercado e da gestão empresarial em que estão inseridos. Ao aplicar uma pesquisa quantitativa em 418 jovens trabalhadores entre 16 e 24 anos residentes na Grande Curitiba a respeito da sua relação com o ambiente de trabalho, foi possível contrastar os resultados com o parecer de diversos autores sobre o tema, revelando possíveis impactos desse grupo nas práticas de gestão de pessoas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Thiago Cavalcante
dc.contributor.referee1Nacimento, Thiago Cavalcante
dc.contributor.referee2Sousa, Paulo Daniel Batista de
dc.contributor.referee3Manica, Ricardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gestão Empresarial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_MBAGE_III_2018_14.pdf633,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.