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Título: Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial
Título(s) alternativo(s): Customer data management as a strategic business tool
Autor(es): Fischer, Felipe Eduardo
Orientador(es): Nascimento, Décio Estevão do
Palavras-chave: Mineração de dados (Computação)
Negócios
Empresas
Sistemas de informação gerencial
Data mining
Business
Business enterprises
Management information systems
Data do documento: 7-Mar-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FISCHER, Felipe Eduardo. Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo propor um processo de gestão empresarial, a partir das informações de clientes, como uma alternativa ao crescimento e competitividade no mercado brasileiro. A pesquisa qualifica-se como exploratória e interpretativa, realizada por meio de pesquisas bibliográficas focadas na gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. Serão apresentados conhecimentos de Online Analytical Processing – OLAP, práticas de uso de ferramentas de Business Intelligence – BI, mineração de dados e literatura teórica pertinente. Através de mecanismos de mineração e análise de dados é viável identificar estratégias para fidelização de clientes. O resultado da pesquisa apresentará uma proposta de processo de gestão empresarial em 5 (cinco) passos: Alimentar, arranjar, agrupar, avaliar e avançar; nomeado de 5As. Este processo de gestão pode auxiliar o sucesso das atividades empresarias no mercado.
Abstract: This monograph aims to propose a business management process, based on customer information, as an alternative to growth and competitiveness in the Brazilian market. The research qualifies as exploratory and interpretative, performed through bibliographic research focused on the management of customer data as a strategic business tool. Knowledge of Online Analytical Processing - OLAP, practices of use of BI tools, data mining and relevant theoretical literature will be presented. Through mechanisms of data mining and data analysis it is feasible to identify strategies for customer loyalty. The result of the research will present a proposal of business management process in 5 (five) steps: Feed, arrange, assembly, assess and advance; named 5As. This management process can help the success of business activities in the market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19522
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