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dc.creatorFischer, Felipe Eduardo
dc.date.accessioned2020-11-23T19:50:34Z-
dc.date.available2020-11-23T19:50:34Z-
dc.date.issued2018-03-07
dc.identifier.citationFISCHER, Felipe Eduardo. Gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. 2018. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Especialização em Gestão Empresarial) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19522-
dc.description.abstractThis monograph aims to propose a business management process, based on customer information, as an alternative to growth and competitiveness in the Brazilian market. The research qualifies as exploratory and interpretative, performed through bibliographic research focused on the management of customer data as a strategic business tool. Knowledge of Online Analytical Processing - OLAP, practices of use of BI tools, data mining and relevant theoretical literature will be presented. Through mechanisms of data mining and data analysis it is feasible to identify strategies for customer loyalty. The result of the research will present a proposal of business management process in 5 (five) steps: Feed, arrange, assembly, assess and advance; named 5As. This management process can help the success of business activities in the market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMineração de dados (Computação)pt_BR
dc.subjectNegóciospt_BR
dc.subjectEmpresaspt_BR
dc.subjectSistemas de informação gerencialpt_BR
dc.subjectData miningpt_BR
dc.subjectBusinesspt_BR
dc.subjectBusiness enterprisespt_BR
dc.subjectManagement information systemspt_BR
dc.titleGestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarialpt_BR
dc.title.alternativeCustomer data management as a strategic business toolpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo propor um processo de gestão empresarial, a partir das informações de clientes, como uma alternativa ao crescimento e competitividade no mercado brasileiro. A pesquisa qualifica-se como exploratória e interpretativa, realizada por meio de pesquisas bibliográficas focadas na gestão de dados de clientes como ferramenta estratégica empresarial. Serão apresentados conhecimentos de Online Analytical Processing – OLAP, práticas de uso de ferramentas de Business Intelligence – BI, mineração de dados e literatura teórica pertinente. Através de mecanismos de mineração e análise de dados é viável identificar estratégias para fidelização de clientes. O resultado da pesquisa apresentará uma proposta de processo de gestão empresarial em 5 (cinco) passos: Alimentar, arranjar, agrupar, avaliar e avançar; nomeado de 5As. Este processo de gestão pode auxiliar o sucesso das atividades empresarias no mercado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, Décio Estevão do
dc.contributor.referee1Nascimento, Décio Estevão do
dc.contributor.referee2Vicentin, Ivan Carlos
dc.contributor.referee3Paris, Wanderson Stael
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gestão Empresarialpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
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