Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479
Título: Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL
Título(s) alternativo(s): Improvements plan for service operations of a business group, based on ITIL framework
Autor(es): Paula, Dionathan Daniel Lopes de
Orientador(es): Miziara, Alexandre Jorge
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Tecnologia - Serviços de informação
Serviços de informação
Valor adicionado
Information technology
Technology - Information services
Information services
Value added
Data do documento: 20-Set-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PAULA, Dionathan Daniel Lopes de. Plano de melhorias para as operações de serviço de um grupo empresarial, com base no framework ITIL. 2016. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este estudo teve como principal objetivo propor um plano de melhorias na área de Operações de Serviços, para a empresa avaliada, com base no livro “Operações de Serviço” da biblioteca ITIL (Information Technology Infrastructure Library). Para atingir esse objetivo, foi desenvolvida uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa do problema, predominantemente descritiva em relação aos objetivos, utilizando-se das técnicas de pesquisa bibliográfica, experimental e documental. A partir do estudo feito, embasando-se no framework ITIL, foi possível propor um plano de melhorias a serem implementadas na empresa, com o intuito de agregar mais valor a suas entregas.
Abstract: This study had as its main objective delineating an improvements plan for the Service Operations department of a defined company, based on the book "Service Operations", which is part of ITIL (Information Technology Infrastructure Library). To achieve this goal, a research of an applied nature was developed with a qualitative approach to the problem, predominantly descriptive in relation to the objectives, using bibliographical, experimental and documentary research techniques. From this study, based on the ITIL framework, it was possible to propose an improvements plan to be implemented in the company, in order to increase value to their deliveries.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19479
Aparece nas coleções:CT - Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GETIC_V_2015_06.pdf1,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.