Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19117
Título: Os benefícios da adoção de um sistema de qualidade para o setor de compras de uma construtora
Autor(es): Siqueira, Andréa Narla Carvalho Cavalcanti de
Orientador(es): Romano, Cezar Augusto
Palavras-chave: Empresas - Compra
Controle de processo
Gestão da qualidade total
Método de estudo de casos
Business enterprises - Purchasing
Process control
Total quality management
Case method
Data do documento: 7-Abr-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SIQUEIRA, Andréa Narla Carvalho Cavalcanti de. Os benefícios da adoção de um sistema de qualidade para o setor de compras de uma construtora. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: A gestão de compras é uma atividade que se torna cada vez mais importante para as empresas e possui função estratégica em diversos segmentos do mercado. Dessa forma, as empresas que direcionam os seus esforços para a busca de alternativas que possam resultar em ganhos, estão buscando cada vez mais por estratégias de competitividade, passando assim a valorizar a sua função de compras, tendo a necessidade de serem mais eficientes, reduzirem os custos e cumprirem os seus prazos de entrega. Considerando esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os benefícios da adoção de um sistema de gestão da qualidade no setor de compras de uma construtora, situada no Estado do Rio Grande do Norte, identificando por meio de análise e estudos, possíveis falhas que existam no setor da empresa. No se refere à metodologia de pesquisa o trabalho é considerado como sendo a uma pesquisa descritiva e classifica-se como pesquisa de campo realizada através do mecanismo de estudo de caso de uma construtora. Durante a pesquisa de campo, optou-se pela realização do brainstorn, onde um debate e troca de idéias foi realizado entre os colaboradores do setor chegando à definição do processo de compra da empresa. Notou-se que na empresa existia uma grande deficiência nos métodos adotados para qualificar os fornecedores, onde, depois do referido estudo serão implantadas alternativas como a criação de critérios para qualificação, seleção prévia dos fornecedores e mecanismos ou canais de interação com os mesmos, obtendo-se um resultado positivo para a empresa no futuro próximo, tornando-a mais competitiva com menos preço, maior qualidade e eficiência na pontualidade.
Abstract: Purchasing management is an activity that becomes increasingly important for companies and has a strategic role in several market segments. Thus, companies that direct their efforts to search for alternatives that may result in gains are increasingly seeking strategies of competitiveness, thus enhancing their purchasing function, having the need to be more efficient, reduce The costs and meet their deadlines. Considering this context, the objective of this work was to analyze the benefits of adopting a quality management system in the purchasing sector of a construction company located in the State of Rio Grande do Norte, identifying, through analysis and studies, possible Existing in the company sector. Regarding the research methodology the work is considered to be a descriptive research and is classified as a field research carried out through the case study mechanism of a construction company. During the field research, the brainstor was chosen, where a debate and exchange of ideas was carried out among the employees of the sector, arriving at the definition of the process of purchase of the company. It was noted that in the company there was a great deficiency in the methods adopted to qualify the suppliers, where, after this study, alternatives such as the creation of criteria for qualification, previous selection of suppliers and mechanisms or channels of interaction with suppliers will be implemented. A positive result for the company in the near future, making it more competitive with less price, greater quality and efficiency in punctuality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19117
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XXIII_2017_05.pdf566,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.