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dc.creatorSiqueira, Andréa Narla Carvalho Cavalcanti de
dc.date.accessioned2020-11-23T14:07:49Z-
dc.date.available2020-11-23T14:07:49Z-
dc.date.issued2017-04-07
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Andréa Narla Carvalho Cavalcanti de. Os benefícios da adoção de um sistema de qualidade para o setor de compras de uma construtora. 2017. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19117-
dc.description.abstractPurchasing management is an activity that becomes increasingly important for companies and has a strategic role in several market segments. Thus, companies that direct their efforts to search for alternatives that may result in gains are increasingly seeking strategies of competitiveness, thus enhancing their purchasing function, having the need to be more efficient, reduce The costs and meet their deadlines. Considering this context, the objective of this work was to analyze the benefits of adopting a quality management system in the purchasing sector of a construction company located in the State of Rio Grande do Norte, identifying, through analysis and studies, possible Existing in the company sector. Regarding the research methodology the work is considered to be a descriptive research and is classified as a field research carried out through the case study mechanism of a construction company. During the field research, the brainstor was chosen, where a debate and exchange of ideas was carried out among the employees of the sector, arriving at the definition of the process of purchase of the company. It was noted that in the company there was a great deficiency in the methods adopted to qualify the suppliers, where, after this study, alternatives such as the creation of criteria for qualification, previous selection of suppliers and mechanisms or channels of interaction with suppliers will be implemented. A positive result for the company in the near future, making it more competitive with less price, greater quality and efficiency in punctuality.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEmpresas - Comprapt_BR
dc.subjectControle de processopt_BR
dc.subjectGestão da qualidade totalpt_BR
dc.subjectMétodo de estudo de casospt_BR
dc.subjectBusiness enterprises - Purchasingpt_BR
dc.subjectProcess controlpt_BR
dc.subjectTotal quality managementpt_BR
dc.subjectCase methodpt_BR
dc.titleOs benefícios da adoção de um sistema de qualidade para o setor de compras de uma construtorapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA gestão de compras é uma atividade que se torna cada vez mais importante para as empresas e possui função estratégica em diversos segmentos do mercado. Dessa forma, as empresas que direcionam os seus esforços para a busca de alternativas que possam resultar em ganhos, estão buscando cada vez mais por estratégias de competitividade, passando assim a valorizar a sua função de compras, tendo a necessidade de serem mais eficientes, reduzirem os custos e cumprirem os seus prazos de entrega. Considerando esse contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar os benefícios da adoção de um sistema de gestão da qualidade no setor de compras de uma construtora, situada no Estado do Rio Grande do Norte, identificando por meio de análise e estudos, possíveis falhas que existam no setor da empresa. No se refere à metodologia de pesquisa o trabalho é considerado como sendo a uma pesquisa descritiva e classifica-se como pesquisa de campo realizada através do mecanismo de estudo de caso de uma construtora. Durante a pesquisa de campo, optou-se pela realização do brainstorn, onde um debate e troca de idéias foi realizado entre os colaboradores do setor chegando à definição do processo de compra da empresa. Notou-se que na empresa existia uma grande deficiência nos métodos adotados para qualificar os fornecedores, onde, depois do referido estudo serão implantadas alternativas como a criação de critérios para qualificação, seleção prévia dos fornecedores e mecanismos ou canais de interação com os mesmos, obtendo-se um resultado positivo para a empresa no futuro próximo, tornando-a mais competitiva com menos preço, maior qualidade e eficiência na pontualidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Romano, Cezar Augusto
dc.contributor.referee1Matoski, Adalberto
dc.contributor.referee2Hara, Massayuki Mario
dc.contributor.referee3Catai, Rodrigo Eduardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gerenciamento de Obraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
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