Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19106
Título: Análise dos critérios competitivos priorizados pelos clientes dos escritórios de arquitetura
Título(s) alternativo(s): Analysis of the competitive criteria prioritized by customer architecture firms
Autor(es): Sledz, Patrícia de Araújo
Orientador(es): Costa, Carlos Alberto da
Palavras-chave: Arquitetura
Levantamentos de mercado
Consumidores - Preferência
Indústria de serviços
Architecture
Market surveys
Consumers' preferences
Service industries
Data do documento: 10-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SLEDZ, Patrícia de Araújo. Análise dos critérios competitivos priorizados pelos clientes dos escritórios de arquitetura. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Diante da acirrada concorrência no ramo da arquitetura, preocupa-se saber se os arquitetos estão cientes das necessidades particulares de cada cliente e das varias maneiras disponíveis atualmente para fornecer um melhor atendimento e utilizar esse processo como um diferencial de mercado. Ainda que os recursos tecnológicos tenham se acentuado, modernizado e melhorado a prestação dos serviços nos escritórios de arquitetura; o relacionamento interface com os clientes, tal como um melhor entendimento e compreensão toma um novo papel de grande influencia na prestação do serviço e na obtenção da satisfação pelo mesmo. Nesse sentido, o presente trabalho procurar esclarecer a respeito da gestão que envolve as estratégias que podem influenciar e melhorar a prestação dos serviços arquitetônicos. O principal objetivo desta pesquisa é identificar um perfil consumidor dos escritórios de arquitetura de Curitiba e, através de uma pesquisa elaborada por meio de questionários, demonstrar os principais aspectos influenciadores na escolha por um serviço de arquitetura, assim como averiguar se os arquitetos estão cientes desses aspectos e destas necessidades em particulares. Acredita-se que por meio desta pesquisa, os arquitetos poderão se esclarecer a respeito do que pensam seus clientes e assim melhorar ou adaptar sua gestão de serviços e o relacionamento com os mesmos, evitando possíveis decepções e melhorando seu posicionamento competitivo no mercado.
Abstract: Faced with fierce competition in the architecture branch, there is a worry if the architects are aware of the particular needs of each client and the various ways available today to provide a better treatment and use this process as a market differential. Although the technological features have been accentuated, modernized and improved the provision of services in architecture offices, the interface with customers, such as a better understanding and comprehension takes a new large role influencing service provision and obtaining satisfaction for it. In this sense, this research seeks to clarify the management that involves strategies which can influence and improve the provision of the architectural services. The main goal of this research is to identify a customer profile of Curitiba architecture offices and, through a survey conducted by questionnaires, demonstrates the key aspects which influence the choice of an architectural service, as well as checks if the architects are aware of these aspects and individuals needs. It is believed that through this research, the architects can be clarified about what their customers think and thus improve or adapt their services management and the relationship with them, avoiding possible disappointments and improving its competitive position in the market.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19106
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XX_2014_21.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.