Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19106
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSledz, Patrícia de Araújo
dc.date.accessioned2020-11-23T14:07:14Z-
dc.date.available2020-11-23T14:07:14Z-
dc.date.issued2015-07-10
dc.identifier.citationSLEDZ, Patrícia de Araújo. Análise dos critérios competitivos priorizados pelos clientes dos escritórios de arquitetura. 2015. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização em Gerenciamento de Obras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19106-
dc.description.abstractFaced with fierce competition in the architecture branch, there is a worry if the architects are aware of the particular needs of each client and the various ways available today to provide a better treatment and use this process as a market differential. Although the technological features have been accentuated, modernized and improved the provision of services in architecture offices, the interface with customers, such as a better understanding and comprehension takes a new large role influencing service provision and obtaining satisfaction for it. In this sense, this research seeks to clarify the management that involves strategies which can influence and improve the provision of the architectural services. The main goal of this research is to identify a customer profile of Curitiba architecture offices and, through a survey conducted by questionnaires, demonstrates the key aspects which influence the choice of an architectural service, as well as checks if the architects are aware of these aspects and individuals needs. It is believed that through this research, the architects can be clarified about what their customers think and thus improve or adapt their services management and the relationship with them, avoiding possible disappointments and improving its competitive position in the market.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectArquiteturapt_BR
dc.subjectLevantamentos de mercadopt_BR
dc.subjectConsumidores - Preferênciapt_BR
dc.subjectIndústria de serviçospt_BR
dc.subjectArchitecturept_BR
dc.subjectMarket surveyspt_BR
dc.subjectConsumers' preferencespt_BR
dc.subjectService industriespt_BR
dc.titleAnálise dos critérios competitivos priorizados pelos clientes dos escritórios de arquiteturapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the competitive criteria prioritized by customer architecture firmspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoDiante da acirrada concorrência no ramo da arquitetura, preocupa-se saber se os arquitetos estão cientes das necessidades particulares de cada cliente e das varias maneiras disponíveis atualmente para fornecer um melhor atendimento e utilizar esse processo como um diferencial de mercado. Ainda que os recursos tecnológicos tenham se acentuado, modernizado e melhorado a prestação dos serviços nos escritórios de arquitetura; o relacionamento interface com os clientes, tal como um melhor entendimento e compreensão toma um novo papel de grande influencia na prestação do serviço e na obtenção da satisfação pelo mesmo. Nesse sentido, o presente trabalho procurar esclarecer a respeito da gestão que envolve as estratégias que podem influenciar e melhorar a prestação dos serviços arquitetônicos. O principal objetivo desta pesquisa é identificar um perfil consumidor dos escritórios de arquitetura de Curitiba e, através de uma pesquisa elaborada por meio de questionários, demonstrar os principais aspectos influenciadores na escolha por um serviço de arquitetura, assim como averiguar se os arquitetos estão cientes desses aspectos e destas necessidades em particulares. Acredita-se que por meio desta pesquisa, os arquitetos poderão se esclarecer a respeito do que pensam seus clientes e assim melhorar ou adaptar sua gestão de serviços e o relacionamento com os mesmos, evitando possíveis decepções e melhorando seu posicionamento competitivo no mercado.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Carlos Alberto da
dc.contributor.referee1Costa, Carlos Alberto da
dc.contributor.referee2Costa, Carlos Alberto da
dc.contributor.referee3Costa, Carlos Alberto da
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Gerenciamento de Obraspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Gerenciamento de Obras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_GEOB_XX_2014_21.pdf2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.