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Título: “May haus is biutiful”: rediscutindo a aquisição da escrita de crianças bilíngues e a concepção de “erro” por meio de suas produções
Título(s) alternativo(s): "May haus is biutiful”: re-discussing writing acquisition by bilingual children and the conception of "error" through their works
Autor(es): Santos, Caroline da Silva
Orientador(es): Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
Palavras-chave: Educação bilíngüe
Bilingüismo
Língua inglesa
Crianças - Escrita
Escritos de crianças
Erros
Education, Bilingual
Bilingualism
English language
Children - Writing
Children's writings
Errors
Data do documento: 15-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SANTOS, Caroline da Silva. “May haus is biutiful”: rediscutindo a aquisição da escrita de crianças bilíngues e a concepção de “erro” por meio de suas produções. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Sob a ótica do estudo da aquisição e desenvolvimento da escrita, sobretudo no que tange à escrita em língua inglesa, este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico sobre o bilinguismo e a educação bilíngue, bem como sobre o processo da aquisição da escrita por crianças inseridas nesse contexto. Ademais, investigam-se as concepções de “erro” e a maneira como são e poderiam ser encaradas nessas produções escritas. Por fim, ainda se faz uma análise da maneira como a produção das crianças se manifesta ao longo do seu desenvolvimento como escritoras em uma segunda língua. Para isso, toma-se como base os trabalhos de Hudelson (1989) e Rubin e Carlan (2005) no que se trata da aquisição da escrita na segunda língua e seu desenvolvimento. Os trabalhos de Harmers e Blanc (2000), Megale (2005) e Marcelino (2009) corroboraram para a discussão dos conceitos de bilinguismo. Além disso, Beretta (2001), Cardoso (2007), Bellay (2010), Albuquerque (2012), Bernardi (2013), foram utilizados para os apontamentos das perspectivas e pontos de vistas sobre a noção/ o conceito de “erro” no processo de ensino aprendizagem e a aquisição de uma segunda língua.
Abstract: From the perspective of the study of the acquisition and development of the writing process, especially regarding to writing in English, this work aims to discuss theoretical studies on bilingualism and bilingual education, and to study the writing acquisition process of children educated in this context. Moreover, the concepts of "error" are investigated and how they seen and considered on children written productions in English. Finally, it also analyzes the way children’s written productions evolve throughout their development as writers in a second language. For this purpose, this article looks at the works of Hudelson (1989) and Rubin and Carlan (2005) concerning to writing acquisition and its development in a second language. The works of Harmers and Blanc (2000), Megale (2005) and Marcelino (2009) corroborated for the discussion of bilingualism and its concepts. In addition, Beretta (2001), Cardoso (2007), Bellay (2010), Albuquerque (2012), Bernardi (2013) were used for the discussions about the perspectives and points of view on the notion and concepts of "error" in the learning process and the acquisition of a second language.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19014
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