Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Caroline da Silva
dc.date.accessioned2020-11-23T13:54:55Z-
dc.date.available2020-11-23T13:54:55Z-
dc.date.issued2015-06-15
dc.identifier.citationSANTOS, Caroline da Silva. “May haus is biutiful”: rediscutindo a aquisição da escrita de crianças bilíngues e a concepção de “erro” por meio de suas produções. 2015. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19014-
dc.description.abstractFrom the perspective of the study of the acquisition and development of the writing process, especially regarding to writing in English, this work aims to discuss theoretical studies on bilingualism and bilingual education, and to study the writing acquisition process of children educated in this context. Moreover, the concepts of "error" are investigated and how they seen and considered on children written productions in English. Finally, it also analyzes the way children’s written productions evolve throughout their development as writers in a second language. For this purpose, this article looks at the works of Hudelson (1989) and Rubin and Carlan (2005) concerning to writing acquisition and its development in a second language. The works of Harmers and Blanc (2000), Megale (2005) and Marcelino (2009) corroborated for the discussion of bilingualism and its concepts. In addition, Beretta (2001), Cardoso (2007), Bellay (2010), Albuquerque (2012), Bernardi (2013) were used for the discussions about the perspectives and points of view on the notion and concepts of "error" in the learning process and the acquisition of a second language.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação bilíngüept_BR
dc.subjectBilingüismopt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectCrianças - Escritapt_BR
dc.subjectEscritos de criançaspt_BR
dc.subjectErrospt_BR
dc.subjectEducation, Bilingualpt_BR
dc.subjectBilingualismpt_BR
dc.subjectEnglish languagept_BR
dc.subjectChildren - Writingpt_BR
dc.subjectChildren's writingspt_BR
dc.subjectErrorspt_BR
dc.title“May haus is biutiful”: rediscutindo a aquisição da escrita de crianças bilíngues e a concepção de “erro” por meio de suas produçõespt_BR
dc.title.alternative"May haus is biutiful”: re-discussing writing acquisition by bilingual children and the conception of "error" through their workspt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoSob a ótica do estudo da aquisição e desenvolvimento da escrita, sobretudo no que tange à escrita em língua inglesa, este trabalho tem como objetivo fazer um levantamento teórico sobre o bilinguismo e a educação bilíngue, bem como sobre o processo da aquisição da escrita por crianças inseridas nesse contexto. Ademais, investigam-se as concepções de “erro” e a maneira como são e poderiam ser encaradas nessas produções escritas. Por fim, ainda se faz uma análise da maneira como a produção das crianças se manifesta ao longo do seu desenvolvimento como escritoras em uma segunda língua. Para isso, toma-se como base os trabalhos de Hudelson (1989) e Rubin e Carlan (2005) no que se trata da aquisição da escrita na segunda língua e seu desenvolvimento. Os trabalhos de Harmers e Blanc (2000), Megale (2005) e Marcelino (2009) corroboraram para a discussão dos conceitos de bilinguismo. Além disso, Beretta (2001), Cardoso (2007), Bellay (2010), Albuquerque (2012), Bernardi (2013), foram utilizados para os apontamentos das perspectivas e pontos de vistas sobre a noção/ o conceito de “erro” no processo de ensino aprendizagem e a aquisição de uma segunda língua.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
dc.contributor.referee1Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
dc.contributor.referee2Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
dc.contributor.referee3Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_2014_1_02.pdf471,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.