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Título: Práticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesa
Título(s) alternativo(s): Autonomy and agency praxis at the public school: reflections on improving english teaching
Autor(es): Marchi, Amabile Leite
Orientador(es): Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
Palavras-chave: Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Línguas modernas
Língua inglesa - Estudo e ensino
Escolas públicas
Language and languages - Study and teaching
Languages, Modern
English language - Study and teaching
Public schools
Data do documento: 14-Out-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARCHI, Amabile Leite. Práticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesa. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo trazer reflexões acerca da autonomia e agência no processo de aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, fizemos uma leitura focada nos documentos oficiais brasileiros com o intuito de apreender suas orientações acerca do tema pesquisado. Em seguida, conceituamos os termos citados acima – autonomia e agência – utilizando como referencial teórico pesquisadores da área de ensino de línguas estrangeiras e de educação, como Clarissa Menezes Jordão e Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. Posteriormente, consideramos outras práticas pedagógicas que tem por essência a promoção da autonomia do indivíduo, como Pedagogia Waldorf, Escola da Ponte e Escola Projeto Âncora. Para isso nos debruçamos em autores como Jonas Bach Junior, José Pacheco entre outros. Por fim, fizemos uma análise de alguns pontos que podem beneficiar a escola pública e que partem dessas outras formas de olhar para a educação. A partir do cenário exposto, propomos que seja possível nos utilizar de alguns artifícios para que as aulas de língua inglesa em escola públicas sejam melhores aproveitadas e façam mais sentido para a vida dos estudantes.
Abstract: This research aims to bring reflections on the autonomy and agency in the process of language learning in Brazilian public schools. Therefore, we did a reading focused on Brazilian official documents in order to understand its guidelines about the research topic. Then, we conceptualize the terms mentioned above - autonomy and agency - using as theoretical researchers from the area of education of foreign languages and education, as Clarissa Menezes Jordão and Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. Later, we consider other pedagogical practices that have in essence the promotion of individual autonomy, as Waldorf Education, Escola da Ponte and Escola Projeto Âncora. For this, we look back on authors such as Jonas Bach Junior, José Pacheco among others. Finally, we made an analysis of some points that can benefit public schools based on these other ways of looking at education. From the foregoing, we propose that we may use some strategies so that English language classes in public schools are better taken advantage of and make more sense to the live of the students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18976
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