Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18976
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarchi, Amabile Leite
dc.date.accessioned2020-11-23T13:54:07Z-
dc.date.available2020-11-23T13:54:07Z-
dc.date.issued2016-10-14
dc.identifier.citationMARCHI, Amabile Leite. Práticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesa. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18976-
dc.description.abstractThis research aims to bring reflections on the autonomy and agency in the process of language learning in Brazilian public schools. Therefore, we did a reading focused on Brazilian official documents in order to understand its guidelines about the research topic. Then, we conceptualize the terms mentioned above - autonomy and agency - using as theoretical researchers from the area of education of foreign languages and education, as Clarissa Menezes Jordão and Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. Later, we consider other pedagogical practices that have in essence the promotion of individual autonomy, as Waldorf Education, Escola da Ponte and Escola Projeto Âncora. For this, we look back on authors such as Jonas Bach Junior, José Pacheco among others. Finally, we made an analysis of some points that can benefit public schools based on these other ways of looking at education. From the foregoing, we propose that we may use some strategies so that English language classes in public schools are better taken advantage of and make more sense to the live of the students.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLínguas modernaspt_BR
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLanguages, Modernpt_BR
dc.subjectEnglish language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.titlePráticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesapt_BR
dc.title.alternativeAutonomy and agency praxis at the public school: reflections on improving english teachingpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo trazer reflexões acerca da autonomia e agência no processo de aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, fizemos uma leitura focada nos documentos oficiais brasileiros com o intuito de apreender suas orientações acerca do tema pesquisado. Em seguida, conceituamos os termos citados acima – autonomia e agência – utilizando como referencial teórico pesquisadores da área de ensino de línguas estrangeiras e de educação, como Clarissa Menezes Jordão e Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. Posteriormente, consideramos outras práticas pedagógicas que tem por essência a promoção da autonomia do indivíduo, como Pedagogia Waldorf, Escola da Ponte e Escola Projeto Âncora. Para isso nos debruçamos em autores como Jonas Bach Junior, José Pacheco entre outros. Por fim, fizemos uma análise de alguns pontos que podem beneficiar a escola pública e que partem dessas outras formas de olhar para a educação. A partir do cenário exposto, propomos que seja possível nos utilizar de alguns artifícios para que as aulas de língua inglesa em escola públicas sejam melhores aproveitadas e façam mais sentido para a vida dos estudantes.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
dc.contributor.referee1Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
dc.contributor.referee2Werner, Maristela Pugsley
dc.contributor.referee3Baldin, Fernanda Deah Chichorro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Línguas Estrangeiras Modernaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CELEM_XII_2016_1.pdf412,44 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.