Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18951
Título: | A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura |
Autor(es): | Leite, Priscila Silva |
Orientador(es): | Souza, Maurini de |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Educação Escolas públicas Boal, Augusto, 1931-2009 Brazilian literature Education Public schools |
Data do documento: | 5-Dez-2015 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LEITE, Priscila Silva. A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. |
Resumo: | Este trabalho pretende discutir e provocar possibilidades pedagógicas no espaço de sala de aula e escolar a partir do uso de uma dramatização que contemple e fundamente-se como ferramenta no auxílio ao ensino indispensável de literatura no âmbito escolar e social, sobretudo no sistema público de ensino do país. De acordo com embasamento em etapas do Teatro do Oprimido, do autor e diretor Augusto Boal (1991), transpôs-se pesquisas qualitativas para que, cientificamente observadas, fossem transformar a realidade docente do trabalho com a Literatura em sala de aula como um oficio na rede pública de educação. Os desafios foram propostos para comprovar que a questão provocativa redimensiona o tema abordado neste artigo, a ser tratado como ato político e científico, pois o sistema de ensino público, preocupado com índices de indicadores de desempenhos de avaliações externas, tem deixado de lado uma das partes mais importantes da formação cidadã, consciente, intelectual e de sensibilidade dos alunos, o incentivo e condições para o progresso do ensino da literatura. A pesquisa proposta pretende que a educação pública seja de qualidade, onde o docente, a partir de jogos cênicos, oficinas teatrais com exercícios lúdicos e corporais, identifique as dificuldades dos alunos em nível de compreensão da leitura literária; argumenta sobre a importância da literatura para a formação política, cidadã, produtora de cultura e fomentadora de conceitos e opiniões. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18951 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IO_2015_06.pdf | 400,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.