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dc.creatorLeite, Priscila Silva
dc.date.accessioned2020-11-23T13:44:16Z-
dc.date.available2020-11-23T13:44:16Z-
dc.date.issued2015-12-05
dc.identifier.citationLEITE, Priscila Silva. A dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literatura. 2015. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18951-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLiteratura brasileirapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscolas públicaspt_BR
dc.subjectBoal, Augusto, 1931-2009pt_BR
dc.subjectBrazilian literaturept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPublic schoolspt_BR
dc.titleA dramatização como ferramenta auxiliar no ensino de literaturapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho pretende discutir e provocar possibilidades pedagógicas no espaço de sala de aula e escolar a partir do uso de uma dramatização que contemple e fundamente-se como ferramenta no auxílio ao ensino indispensável de literatura no âmbito escolar e social, sobretudo no sistema público de ensino do país. De acordo com embasamento em etapas do Teatro do Oprimido, do autor e diretor Augusto Boal (1991), transpôs-se pesquisas qualitativas para que, cientificamente observadas, fossem transformar a realidade docente do trabalho com a Literatura em sala de aula como um oficio na rede pública de educação. Os desafios foram propostos para comprovar que a questão provocativa redimensiona o tema abordado neste artigo, a ser tratado como ato político e científico, pois o sistema de ensino público, preocupado com índices de indicadores de desempenhos de avaliações externas, tem deixado de lado uma das partes mais importantes da formação cidadã, consciente, intelectual e de sensibilidade dos alunos, o incentivo e condições para o progresso do ensino da literatura. A pesquisa proposta pretende que a educação pública seja de qualidade, onde o docente, a partir de jogos cênicos, oficinas teatrais com exercícios lúdicos e corporais, identifique as dificuldades dos alunos em nível de compreensão da leitura literária; argumenta sobre a importância da literatura para a formação política, cidadã, produtora de cultura e fomentadora de conceitos e opiniões.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee1Souza, Maurini de
dc.contributor.referee2Polese, Edna da Silva
dc.contributor.referee3Galera, Joscely Maria Bassetto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

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