Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18947
Título: A interpretação teatral no processo de aprendizagem significativa da língua portuguesa
Autor(es): Leite, Maria Jodailma
Orientador(es): Silveira, Ana Paula Pinheiro da
Palavras-chave: Teatro
Aprendizagem
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Jogos educativos
Theater
Learning
Language and languages - Study and teaching
Educational games
Data do documento: 21-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: LEITE, Maria Jodailma. A interpretação teatral no processo de aprendizagem significativa da Língua Portuguesa. 2015. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso do teatro com seus jogos lúdicos, instrutivos, assimilações e interpretações como instrumento transformador e inovador no processo de aprendizagem significativo da língua portuguesa. A partir de uma pesquisa realizada numa escola estadual, com alunos de uma sala do nono ano, foi desenvolvida uma sequência de atividades com os jogos teatrais de Spolin e Boal, visando o ensino da língua, por meio do gênero textual artigo de opinião. A pesquisa mostrou que o teatro norteia um aprendizado no qual professores e alunos são protagonistas, o conhecimento é internalizado, absorvido pela vivência real e fictícia, desenvolvendo a criatividade e afetividade nas aulas da língua materna.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18947
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPL_IE_2015_05.pdf621,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.