Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18947
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Maria Jodailma | |
dc.date.accessioned | 2020-11-23T13:44:03Z | - |
dc.date.available | 2020-11-23T13:44:03Z | - |
dc.date.issued | 2015-11-21 | |
dc.identifier.citation | LEITE, Maria Jodailma. A interpretação teatral no processo de aprendizagem significativa da Língua Portuguesa. 2015. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18947 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Teatro | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Theater | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Language and languages - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.title | A interpretação teatral no processo de aprendizagem significativa da língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o uso do teatro com seus jogos lúdicos, instrutivos, assimilações e interpretações como instrumento transformador e inovador no processo de aprendizagem significativo da língua portuguesa. A partir de uma pesquisa realizada numa escola estadual, com alunos de uma sala do nono ano, foi desenvolvida uma sequência de atividades com os jogos teatrais de Spolin e Boal, visando o ensino da língua, por meio do gênero textual artigo de opinião. A pesquisa mostrou que o teatro norteia um aprendizado no qual professores e alunos são protagonistas, o conhecimento é internalizado, absorvido pela vivência real e fictícia, desenvolvendo a criatividade e afetividade nas aulas da língua materna. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | |
dc.contributor.referee2 | Muniz, Maria Ieda Almeida | |
dc.contributor.referee3 | Nunes, Paula Ávila | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Ensino de Língua Portuguesa e Literatura | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IE_2015_05.pdf | 621,3 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.