Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18907
Título: Variação linguística versus norma culta nas aulas de língua portuguesa em uma escola pública da cidade de Jales/SP
Título(s) alternativo(s): Linguistic variation versus cultured norm in portuguese language classes at a public school in Jales / SP
Autor(es): Souza, Alessandra Joana Testi
Orientador(es): Mesquita, Fabio Luís Fernandes
Palavras-chave: Língua portuguesa - Estudo e ensino
Linguagem e línguas - Variação
Contexto (Linguística)
Portuguese language - Study and teaching
Language and languages - Variation
Context (Linguistics)
Data do documento: 25-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SOUZA, Alessandra Joana Testi. Variação linguística versus norma culta nas aulas de língua portuguesa em uma escola pública da cidade de Jales/SP. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar a ocorrência de vocabulário, sintagmas e construções sintáticas na escrita dos alunos do 8º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual da cidade de Jales/SP, e o que representam na conceituação da norma culta brasileira e de utilização dos fenômenos linguísticos propostos por Bagno (2001). Partindo da necessidade de compreender a diversidade de falares da sociedade brasileira e o preconceito linguístico que se estabelece nesse contexto, surgiu o interesse em realizar este estudo que consistiu na realização de revisão bibliográfica de livros e artigos científicos sobre o assunto, publicados em sites e impressos e na análise de produções escritas por alunos. Os resultados da Gramática Histórica apontaram um grande distanciamento entre o português não padrão e o português padrão, entre a norma coloquial e a norma padrão da língua portuguesa, na escrita dos educandos, o que demanda um trabalho constante do professor, no sentido de conscientizar os alunos com relação ao funcionamento da língua, dependendo de seu contexto de produção, a fim de que aconteça a diminuição do preconceito linguístico.
Abstract: This research had as main objective to investigate the occurrence of vocabulary, syntagmas and syntactic constructions in the writing of 8th grade students from Elementary School, at a state public school in Jales / SP, and what they represent in the conceptualization of the Brazilian culture standard and use of the linguistic phenomena proposed by Bagno (2001). Starting from the need of understanding the diversity of Brazilian society's discourses and the linguistic prejudice that is established in this context, the interest arose in carrying out this study, which consisted of a bibliographical review of books and scientific articles on the subject, published on websites and printed and in the analysis of productions written by students. The results pointed out a great distance between non-standard and standard Portuguese, between colloquial norm and standard Portuguese, in the students' writing, which demands a constant work from the teacher, in order to make students aware of their relationship of how language works, depending on its context of production, in order to bring about the diminution of linguistic prejudice.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18907
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLJ_2_2018_01.pdf7,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.