Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18907
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Alessandra Joana Testi
dc.date.accessioned2020-11-23T13:42:12Z-
dc.date.available2020-11-23T13:42:12Z-
dc.date.issued2018-08-25
dc.identifier.citationSOUZA, Alessandra Joana Testi. Variação linguística versus norma culta nas aulas de língua portuguesa em uma escola pública da cidade de Jales/SP. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18907-
dc.description.abstractThis research had as main objective to investigate the occurrence of vocabulary, syntagmas and syntactic constructions in the writing of 8th grade students from Elementary School, at a state public school in Jales / SP, and what they represent in the conceptualization of the Brazilian culture standard and use of the linguistic phenomena proposed by Bagno (2001). Starting from the need of understanding the diversity of Brazilian society's discourses and the linguistic prejudice that is established in this context, the interest arose in carrying out this study, which consisted of a bibliographical review of books and scientific articles on the subject, published on websites and printed and in the analysis of productions written by students. The results pointed out a great distance between non-standard and standard Portuguese, between colloquial norm and standard Portuguese, in the students' writing, which demands a constant work from the teacher, in order to make students aware of their relationship of how language works, depending on its context of production, in order to bring about the diminution of linguistic prejudice.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas - Variaçãopt_BR
dc.subjectContexto (Linguística)pt_BR
dc.subjectPortuguese language - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLanguage and languages - Variationpt_BR
dc.subjectContext (Linguistics)pt_BR
dc.titleVariação linguística versus norma culta nas aulas de língua portuguesa em uma escola pública da cidade de Jales/SPpt_BR
dc.title.alternativeLinguistic variation versus cultured norm in portuguese language classes at a public school in Jales / SPpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo principal investigar a ocorrência de vocabulário, sintagmas e construções sintáticas na escrita dos alunos do 8º ano, do Ensino Fundamental, de uma escola pública estadual da cidade de Jales/SP, e o que representam na conceituação da norma culta brasileira e de utilização dos fenômenos linguísticos propostos por Bagno (2001). Partindo da necessidade de compreender a diversidade de falares da sociedade brasileira e o preconceito linguístico que se estabelece nesse contexto, surgiu o interesse em realizar este estudo que consistiu na realização de revisão bibliográfica de livros e artigos científicos sobre o assunto, publicados em sites e impressos e na análise de produções escritas por alunos. Os resultados da Gramática Histórica apontaram um grande distanciamento entre o português não padrão e o português padrão, entre a norma coloquial e a norma padrão da língua portuguesa, na escrita dos educandos, o que demanda um trabalho constante do professor, no sentido de conscientizar os alunos com relação ao funcionamento da língua, dependendo de seu contexto de produção, a fim de que aconteça a diminuição do preconceito linguístico.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Mesquita, Fabio Luís Fernandes
dc.contributor.referee1Mesquita, Fabio Luís Fernandes
dc.contributor.referee2Prim, Cristina de Souza
dc.contributor.referee3Rohling, Nivea
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ELPLJ_2_2018_01.pdf7,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.