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Título: Material apostilado da rede estadual de ensino de São Paulo: conquistas e desafios no ensino de língua portuguesa
Autor(es): Silva, Eliane Lima da
Orientador(es): Galera, Joscely Maria Bassetto
Palavras-chave: Língua portuguesa - Gramática
Textos
Currículos
Prática de ensino
Portuguese language - Grammar
Texts
Curriculum
Student teaching
Data do documento: 12-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SILVA, Eliane Lima da. Material apostilado da rede estadual de ensino de São Paulo: conquistas e desafios no ensino de língua portuguesa. 2015. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Este estudo orienta-se na área de conhecimento em Letras, tendo como linha de pesquisa estudos de texto e discurso, como ponto de partida realiza a análise do currículo e do material apostilado que orientam a prática pedagógica nas escolas estaduais de São Paulo, seguindo com as constatações dos docentes da rede, com o objetivo de responder à questão: Como o material apostilado utilizado pelas escolas estaduais de São Paulo aborda as questões mais ligadas à gramática da norma culta em Língua Portuguesa? Direcionamos a pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa em que se intenta analisar a questão proposta, refletindo sobre a relação entre língua e discurso, as tendências educacionais que pregam a contextualização dos conteúdos escolares, assim como sua articulação em competências e habilidades em contraponto com o ensino normativo da gramática. Depreendemos a importância da presença do texto nas propostas pedagógicas, como unidade de sentido que dá significação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Olhando para as situações de aprendizagem do material que nos interessa vemos uma tentativa nessa direção, contudo, a presença da tradição gramatical é ainda a abordagem escolhida das atividades relacionadas ao estudo da língua materna. Compreendemos, portanto, que tanto a língua como seu ensino devem ser concebidos a partir do contexto no qual estão inseridos, se configuram pelo encontro do objeto intelectual com a prática, devem atuar de acordo com a cultura e o meio no qual a relação ou o texto foi produzido.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18905
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