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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Eliane Lima da
dc.date.accessioned2020-11-23T13:42:08Z-
dc.date.available2020-11-23T13:42:08Z-
dc.date.issued2015-12-12
dc.identifier.citationSILVA, Eliane Lima da. Material apostilado da rede estadual de ensino de São Paulo: conquistas e desafios no ensino de língua portuguesa. 2015. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18905-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Gramáticapt_BR
dc.subjectTextospt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectPortuguese language - Grammarpt_BR
dc.subjectTextspt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.titleMaterial apostilado da rede estadual de ensino de São Paulo: conquistas e desafios no ensino de língua portuguesapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste estudo orienta-se na área de conhecimento em Letras, tendo como linha de pesquisa estudos de texto e discurso, como ponto de partida realiza a análise do currículo e do material apostilado que orientam a prática pedagógica nas escolas estaduais de São Paulo, seguindo com as constatações dos docentes da rede, com o objetivo de responder à questão: Como o material apostilado utilizado pelas escolas estaduais de São Paulo aborda as questões mais ligadas à gramática da norma culta em Língua Portuguesa? Direcionamos a pesquisa a partir de uma abordagem qualitativa em que se intenta analisar a questão proposta, refletindo sobre a relação entre língua e discurso, as tendências educacionais que pregam a contextualização dos conteúdos escolares, assim como sua articulação em competências e habilidades em contraponto com o ensino normativo da gramática. Depreendemos a importância da presença do texto nas propostas pedagógicas, como unidade de sentido que dá significação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Olhando para as situações de aprendizagem do material que nos interessa vemos uma tentativa nessa direção, contudo, a presença da tradição gramatical é ainda a abordagem escolhida das atividades relacionadas ao estudo da língua materna. Compreendemos, portanto, que tanto a língua como seu ensino devem ser concebidos a partir do contexto no qual estão inseridos, se configuram pelo encontro do objeto intelectual com a prática, devem atuar de acordo com a cultura e o meio no qual a relação ou o texto foi produzido.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Galera, Joscely Maria Bassetto
dc.contributor.referee1Galera, Joscely Maria Bassetto
dc.contributor.referee2Nunes, Paula Ávila
dc.contributor.referee3Cantarin, Márcio Matiassi
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEnsino de Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura

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