Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899
Título: | A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático |
Autor(es): | Libanori, Mayara Lotto Nicola |
Orientador(es): | Thomopoulos, Margareth de Souza Freitas |
Palavras-chave: | Língua portuguesa - Gramática Livros didáticos - Análise Língua portuguesa - Verbos Portuguese language - Grammar Textbooks - Analysis Portuguese language - Verb |
Data do documento: | 5-Mar-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | LIBANORI, Mayara Lotto Nicola. A contextualização da gramática em sala de aula: análise de livro didático. 2016. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
Resumo: | Neste estudo, analisa-se como é abordado o conteúdo “verbo no tempo pretérito do modo indicativo”, em um livro didático voltado para o 6° ano do Ensino Fundamental. O que motivou a escolha desse tema foi a constatação de que, no ensino formal da gramática do português como língua materna, ainda há uma desconsideração da língua enquanto realidade multifacetada, falada por sujeitos de variadas classes sociais. Especialmente no âmbito da escola pública, há alunos que advêm de classes sociais economicamente desprestigiadas e não têm sua variedade linguística e seus bens culturais valorizados nas escolas. Objetivando contribuir para o aperfeiçoamento dos materiais didáticos e tendo como referencial teórico a visão linguística sobre o ensino da gramática normativa nas escolas (cf. SILVA, 2004, e BORTONI-RICARDO, 2005), as análises feitas evidenciaram que a apresentação do conteúdo em questão no material analisado aparece de maneira mecânica e desconexa com os usos dos falantes, o que reduz o ensino formal da gramática a meras reproduções de compêndios gramaticais. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18899 |
Aparece nas coleções: | CT - Ensino de Língua Portuguesa e Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CT_ELPL_IJ_2016_06.pdf | 797,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.